Relátorio 3

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Determinação de Ferro em Xarope

Caroline Spezzato
Carlise Piaia

Chapecó, março de 2013
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
CURSO: FARMÁCIA.
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA.
PROFESSORA: SUELLEN CADORIN FERNANDES

DETERMINAÇÃO DE FERRO EMXAROPE

Caroline Spezzato
Carlise Piaia


Chapecó, março de 2013
1. Introdução
Análise gravimétrica ou análise quantitativa por peso é o processo em que se isola e pesa um elemento ou composto definido do elemento sob uma forma tão pura quanto possível. O elemento ou o composto é separado de uma porção da substância que está sendo analisada. Uma grande proporção dasdeterminações por análise gravimétrica é relacionada com a transformação do elemento ou do radical a ser determinado em um composto estável puro que pode ser prontamente convertido numa forma adequada à pesagem. O peso do elemento ou radical pode, então, ser facilmente calculado desde que se conheçam a fórmula do composto e os pesos atômicos dos elementos constituintes (HARRIS, 2005).
A separação doelemento ou composto que o contém pode ser efetuada de diversos modos, dentre os quais os mais importantes são os seguintes: métodos de precipitação, métodos de volatilização e de desprendimento, métodos eletroanalíticos e métodos de extração e cromatográficos. (HARRIS, 2005).
As principais vantagens da análise gravimétrica constituem-se em operações unitárias de fácil execução e utiliza-seequipamentos simples; entretanto, as desvantagens são: tempo muito longo para sua execução e sujeito a uma série de erros acumulativos.
No procedimento de uma análise gravimétrica deve-se observar as etapas sucessivas que compõem esse tipo de análise, a saber:
1 - Preparação da Amostra;
2 - Preparação da Solução - Ataque da Amostra;
3 - Precipitação e Digestão;
4 - Filtração;
5 - Lavagem;
6 - Calcinação ouSecagem;
7 - Pesagem;
8 - Cálculos.
Os precipitados gelatinosos resultam da floculação de colóides hidrófobos. São exemplos, os hidróxidos de ferro (III), alumínio, a sílica hidratada e os sulfetos metálicos. São volumosos, têm a consistência de flocos e arrastam quantidades consideráveis de água. Oferecem dificuldades à filtração e à lavagem e não podem permanecer por longo tempo em contato com aágua-mãe devido a sua grande superfície que provoca absorção de impurezas do meio.
As características físicas de um precipitado dependem da natureza das substâncias, mas também, em certa medida, das condições de formação do precipitado e de sua evolução espontânea ou tratamentos posteriores (BACCAN, 1979)
2. Objetivos
Este experimento teve como objetivo a determinação da quantidade de ferropresente no xarope. Determinar por gravimetria Fe+³ sob a forma de Fe2O3
3. Materiais e Métodos
APARELHAGEM
Balança analítica
Suporte universal
Suporte de argola
2 béquer de 500 mL
1 béquer de 100 mL
1 pipeta volumétrica de 25 mL
1 proveta de 100 mL
1 funil
1 cadinho de porcelana
papel de filtração faixa preta
pinça metálica
espátula/vidro de relógio
dessecador
mufla
REAGENTES
HNO3 conc.
HClconc.
Solução de NH4OH (1:3)
NH4NO3
Amostra de xarope contendo ferro (Combiron)

O xarope utilizado para realizar o experimento foi o Combiron, que é é indicado nas correções das anemias ferroprivas e as provocadas por distúrbios nutricionais ou medicamentosas. Na prevenção e tratamento das anemias na infância, adolescência, adulta e senil, além dos quadros de anemia gestacional, puerperal e nosperíodos de lactação. O uso dessa xarope pode causar reações adversas como distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas,vômitos, diarréias, dores abdominais, úlcera péptica e/ou constipação intestinal; gosto desagradável e cefaléia.
O mesmo foi escolhido para realização do experimento pois em sua constituição 1 ml equivale a 5,24 mg de ferro elementar. Cada 10 ml da suspensão oral deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório 3
  • Relatório 3
  • Relatorio 3
  • Relatório 3
  • Relatorio 3
  • Relatorio 3
  • Relatorio 3
  • Relatorio 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!