rekatórui

2239 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

Nessa aula prática será abordada a determinação de gordura pelo método de extração à solvente. O mesmo consiste no uso de um solvente, que nesse caso será o hexano, de um produto para determinação que será o leite em pó e um extrator para extração contínua que será o do tipo soxhlet. O extrator soxhlet é uma peça de vidro que foi criado especialmente para a extração de compostos orgânicos apolares a partir de um material sólido.
Essa técnica inicia-se colocando a amostra em um papel filtro e em seguida dentro do soxhlet. O solvente é aquecido num balão de fundo redondo originando o vapor. O vapor passa pelo condensador e retorna para o balão iniciando alguns ciclos que retiram a gordura e a concentram no balão. Após certo tempo terminam-se os ciclos e por meio de pesagem calcula-se o teor de gordura através de fórmulas.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 HEXANO

Segundo wikipédia ,2010, O hexano é um hidrocarboneto alcano com a fórmula química CH3(CH2)4CH3. O prefixo "hex" refere-se aos seus seis átomos de carbono, ao passo que a terminação "ano" indica que os seus carbonos estão conectados por ligações simples. Os isômeros de hexano são altamente irreactivos, e são frequentemente usados como solvente inerte em reações orgânicas. É também componentes comuns da gasolina.
Identificação sobre perigos:
Efeitos adversos à saúde humana: Produto que altera o comportamento.
Principais sintomas: Se a exposição for prolongada, pode causar dor de cabeça, náuseas, tonteiras, perturbações visuais e auditivas, alem de excitação.

2.2 LÍPIDIOS

Para Solomons & Fryhle, 1996, os lipídios são compostos de origem biológica que se dissolvem em solventes apolares, tais como clorofórmio e éter dietílico. O nome lipídios vem da palavra grega lipos, que significa gordura. Diferentemente de carboidratos e proteínas, que são definidos em termos das suas estruturas, os lipídios são definidos pela operação física que utilizarmos para isolá-los.

Relacionados