reivanx

441 palavras 2 páginas
O conceito de contrato social vem a seculos sendo abordado, e com bastante mudanças ao longo do tempo em relaçao a caracteristicas e padrões que foram formados sobre ele, mas enfim o que é contrato social ?
Podemos definir esse termo, como um acordo entre as pessoas "Sociedades" que seguem a um regime de regras e leis a serem cumpridas, assim buscando um certo limite entre as atitudes tomadas de cada um, entretanto alguns conceitos podem confundir o cidadão que busca uma liberdade em seus direitos como por exemplo, Art 1 . da declaração universal dos direitos humanos que diz: "Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade".
Se formos analisar este trecho principalmente a parte que diz "Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos" ou seja o termo "livre" ja nao esta mais de acordo com o seu significado , ou seja vemos que ser livre e impossivel, liberdade é algo muito subjectivo pois, o ser humano ao nascer esta automaticamente condicionado à liberdade ,pois se uma pessoa fosse totalmente livre, estaria a retirar a liberdade da outro pessoa, ou seja, todos nós nascemos com um contrato social já assinado a seguir estas regras.

Jean jacques rousseau explica sobre o contrato social como um pensamento interessante , ele explica que todos nós nascemos condicionado a nossa condição como por exemplo: nascer em familia pobre, escrava, doente etc... Jean jacques rousseau interpreta essa situação não como destino de sua propria vida, aonde continuara a perpetuar nessa condição, por fato de outras pessoas acharem que este continuara a fazer como outros familiares ou amigos fizeram, e sim ele mostra que se continuamos nessa condição e porque nao temos coragem de superar essa situação, assim ele cita no texto:
"Portanto, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força fez os primeiros escravos, a

Relacionados