Reinos africanos

Páginas: 4 (918 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
Reinos africanos
Existiam quatro reinos Africanos: Gana, Mali, Congo e Benin. 
Reino Gana: a “terra do ouro”. Localizado a oeste do continente africano, em uma zona chamada Sael e ao sul doDeserto do Saara, região também conhecida como África Subsaariana, o Reino de Gana cresceu a partir do ano 300 e teve seu apogeu entre os séculos IX e X, quando dominou os povos vizinhos e ocupou uma faixaterritorial maior do que ocupa nos dias de hoje. 
A população se dedicava à agricultura e à criação de gado, mas o comércio era a principal atividade econômica do reino. 
O principal artigotransportado era o ouro retirado das minas do sul de Gana, isso explica por que seus reis eram chamados pelos povos do norte de “senhores do ouro”. Durante o domínio português, Gana era chamada de Costa deOuro, por causa da grande quantidade de jazidas de ouro nessa região. Atualmente, ao lado da exportação de cacau e de madeira, a exploração de ouro ainda é uma das atividades econômicas maisimportantes do país. Gana é um dos maiores produtores de ouro do mundo. 
Também se comercializava o sal, extraído das salinas do litoral ou das jazidas no deserto. Do norte vinham produtos manufaturados,tecidos europeus asiáticos, barras de cobre, contas de vidro e tipos diferentes de arma que abasteciam as sociedades africanas. E o antigo Império Gana teve seu apogeu entre os anos 700 e 1200 d.C.Acredita-se que o florescimento desse império remonte ao século IV. Fundado por povos berberes, segundo uns, e por outros, por negros mandeus, mandês ou mandingas, do grupo soninkê. O antigo nome desseimpério era Uagadu, que ocupava uma área tão vasta quanto à da moderna Nigéria e, incluía os territórios que hoje constituem o Mali ocidental e o sudeste da Mauritânia. Kumbi Saleh foi uma das suas últimascapitais.

O império do Mali: o “lugar onde o senhor reside”. Este império desenvolveu-se entre os séculos XIII e XVI, período em que impôs sua hegemonia sobre a bacia do Rio Níger. Constituído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reinos africanos
  • Reinos africanos
  • reinos africanos
  • Os reinos africanos
  • Reinos Africanos
  • Reinos africanos
  • Reinos africanos
  • Reinos africanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!