Reino Protoctista

Páginas: 14 (3442 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
REINO PROTOCTISTA – AS ALGAS E OS PROTOZOÁRIOS
O Reino Protoctista é constituído pelas algas e protozoários, seres vivos que habitam ambientes aquáticos, ou úmidos, e com algumas espécies parasitas. Estes seres têm várias origens evolutivas distintas (Reino polifilético). De forma geral, os organismos eucariontes que não se encaixam adequadamente nos Reinos Fungi, Plantae e Animalia, sãoclassificados como pertencentes a este Reino.
Não obstante, pode-se destacar a multicelularidade como sendo uma apomorfia  importante do grupo (constitui o primeiro passo no que diz respeito ao surgimento de tecidos verdadeiros).
ALGAS
São seres:
Eucariontes;
Unicelulares ou pluricelulares;
Autótrofos fotossintetizantes.
As algas compreendem um grupo diverso de organismos geralmente aquáticos oude ambientes úmidos, um dos quais, o das algas verdes, é considerado o ancestral evolutivo das plantas. Apesar disto, as algas não são plantas, pois não apresentam um embrião multicelular que retira alimento da planta genitora. Ao corpo das algas pluricelulares dá-se o nome de TALO, estrutura que superficialmente pode se parecer com as partes de uma planta, mas que não possui tecidosdiferenciados, nem raízes, folhas e caules verdadeiros.
De forma geral, as algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos, tanto de água doce quanto de água salgada, e também em ambientes úmidos. A maioria das algas apresenta parede celular, sendo que em certos casos, alguns componentes destas paredes celulares podem ser de interesse econômico.
OBS: As algas aquáticas podem fazer parte tanto doPlancton quanto do Bentos:
Plâncton: Grupo de organismos que vivem à deriva em ambientes aquáticos. Os animais são chamados zooplâncton, e as algas e plantas, fitoplâncton.
Bentos: Grupo de organismos aquáticos que vivem fixos a um substrato.
 No que diz respeito à reprodução, as algas podem apresentar reprodução:
Assexuada
Divisão binária, no caso de algas unicelulares, em que uma célula se divideoriginando duas iguais.
Fragmentação do talo, em que um fragmento da alga pode regenerar um novo talo.
Zoosporia, em que uma alga pluricelular produz ZOÓSPOROS, células flageladas que têm a capacidade de se desenvolver e originar um novo indivíduo adulto.
Sexuada
Pela formação de zigósporos, em que duas células adultas funcionam como gametas, unindo-se e formando um zigoto dentro de umenvoltório chamadoZIGÓSPORO. Este zigoto sofre meiose e origina 4 novos indivíduos.
Por CONJUGAÇÃO, em que há a diferenciação de certas células de um filamento em gametas masculinos e femininos, que se unem, originando um zigoto. Este, por sua vez, dá origem a novos talos.
Alternância de gerações. Há a alternância de indivíduos adultos haplóides (n), os gametófitos (“planta” que produz gametas) eindivíduos adultos diplóides (2n), os esporófitos (“planta” que produz esporos). Neste caso, os gametófitos (n) produzem gametas (n), que após a fecundação originam um zigoto (2n). O zigoto se desenvolve e origina um esporófito (2n), que produz esporos (n). Os esporos germinam e originam gametófitos, reiniciando o ciclo.
Importância ecológica das algas: As algas, por serem autótrofasfotossintetizantes, são a base das cadeias alimentares de ambientes aquáticos (são os produtores). São também responsáveis por ~90% da fotossíntese realizada no planeta, sendo assim, são responsáveis pela manutenção da quantidade de O2 presente na atmosfera (~21%). (São o pulmão do mundo, ao passo que as grandes florestas são grandes aparelhos de ar condicionado).
 Importância econômica das algas: Várias espéciesde algas pluricelulares são utilizadas na alimentação humana, como as algas pardas, verdes e vermelhas. Além disso, como já visto, algumas apresentam em suas paredes celulares, substâncias de interesse econômico (ver tabela a seguir).A tabela a seguir mostra uma classificação das algas:
Filo
Importância e peculiaridades
Chlorophyta
(algas verdes)
Prováveis ancestrais das plantas; algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Reino Protoctista
  • Reino Protoctista
  • reino protoctista
  • Reino protoctista
  • reino protoctista
  • Reino Protoctista
  • reino protoctista
  • Reino protoctista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!