Reino Persa

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014


REINO PERSA
Antecedentes a Antiga Pérsia ficava localizada no planalto do Irã, região montanhosa e desértica, situada a leste do Crescente Fértil. Foi povoada pelos medos e persas. Até o séc.VI A.C., os medos dominavam os persas. No entanto, em 550 a.C., o persa Ciro venceu os medos e fundou o Império Persa. Ciro conquistou um grande território, que compreendia a Ásia Menor e toda aMesopotâmia. Os domínios persas foram ampliados ainda por Cambises, que conquistou o Egito em 525 A.C., na Batalha de Peleusa; e Dario I, que dominou a Ásia até o vale do Rio Indo e também uma pequenaparte da Europa. Dario tentou conquistar a Grécia, mas foi derrotado. Também seu sucessor, Xerxes, foi vencido pelos gregos. O Império Persa acabou sendo conquistado, em 330 A.C., por Alexandre, o Grande.Os povos dominados pelos persas podiam conservar seus costumes, suas leis, sua religião e sua língua. Eram obrigados, porém, a pagar tributos e servir ao exército persa.
As Satrápias Devido aotamanho do território persa, Dario I empreendeu, durante seu governo, uma reforma administrativa. Os domínios persas foram divididos em Satrápias. Cada Satrápia era governado por um Sátrapa, queorganizava a arrecadação de impostos e contava com um secretário-geral e um comandante militar. Para facilitar a cobrança de impostos, Dario criou uma moeda única, chamada dárico. Além disso, criou umeficiente sistema de estradas ligando as Satrápias. Para fiscalizar a arrecadação de impostos de cada Satrápia, havia um grupo de funcionários conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”. Essas açõesgarantiram o desenvolvimento da economia baseada no comércio entre as várias cidades englobadas pelo império persa.
A religião persa, no início, era caracterizada pelo politeísmo. Porém, nos séculos VII A.C.e VI A.C., um profeta chamado Zoroastro criou as bases de uma nova religião na Pérsia. De acordo com Zoroastro, a posição religiosa de um indivíduo dependia da escolha entre o bem e o mal. Isto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Persas
  • Persas
  • Persas
  • Os Persas
  • Persas
  • persas
  • Os Persas
  • PERSAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!