REINO FUNGI

Páginas: 14 (3260 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013




SÚMARIO








1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------- 4

2. CAPÍTULO 1 – REINO FUNGI ORIGEM ------------- 5

3. CAPÍTULO 2 - CARACTERÍSTICAS -------------------------- 7

4. CAPÍTULO 3 - TIPOS DE FUNGOS ------------------------------ 11

5. CAPÍTULO 4 – REPRODUÇÃO ---------------------------------------- 13

6. CONCLUSÃO---------------------------------------------

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------






























Reino Fungi


Introdução

O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentosdenominados hifas. São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau. Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, como por exemplo, os liquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas. Contudo, algumas espécies são parasitas, mantendo relações desarmônicas com plantas e animais. A maioria é saprofágica,alimentando-se da decomposição de cadáveres.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Dessa forma, o Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.






























CAPITULO 1 - O REINO FUNGI ORIGEM



O Reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos é um dos cinco grupos de Reinos caracterizado por Whittaker (1969) e, segundo aclassificação de Whittaker, reúne todos os fungos. Na verdade essa classificação é bem instável. Os fungos são indivíduos pluricelulares que são heterotróficos e que possuem parede celular de quitina. Essa parede celular permite com que se formem septos ('divisões') em alguns desses indivíduos. As células dos fungos são organizadas em hifas (conjunto de células filamentadas). Essas hifas podem ter esse talsepto (se elas o têm, são chamadas de hifas septadas) ou não (se elas não têm o septo, são chamadas de hifas cenocíticas). ··.

Os fungos são formados pelos basidiomicetos, ascomicetos e zigomicetos, basicamente. Os basidiomicetos são os fungos que formam esporos específicos (basídios). O champignon, cogumelo muito importante na culinária, é um basidiomiceto. Os ascomicetos são as leveduras, eesse grupo representa praticamente metade da diversidade total dos fungos. O fermento de padaria geralmente é um ascomiceto. Muitos cogumelos que você vê por aí também são ascomicetos. Os zigomicetos são fungos menos diversos e eles não formam cogumelos. Existem ainda alguns fungos chamados de deuteromicetos (o fungo que produz a penicilina, um fármaco importantíssimo, era um deuteromiceto, só queagora ele é um Ascomicota). Esses deuteromicetos só se reproduzem assexuadamente e, na verdade, são um grupo que aguardam por uma melhor classificação.

Os fungos possuem importância econômica e ecológica muito grande. Muitos deles são sapróbios (decompositores de matéria orgânica). Além disso, alguns causam doenças em humanos (micoses, pés-de-atleta, etc.) e até mesmo em plantas (o que podeafetar na produção agropecuária, por exemplo). Os fungos são amplamente utilizados na produção de cerveja, queijo, na culinária e na produção de pão. Ainda eles são utilizados na indústria farmacêutica na produção de antibióticos e fármacos no geral. Eles ainda são utilizados para uso em efluentes industriais, descontaminando os produtos gerados pela indústria.

Os fungos, também conhecidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reino fungi
  • Reino fungi
  • REINO FUNGI
  • Reino fungi
  • Reino Fungi
  • Reino fungi
  • REINO FUNGI
  • Reino Fungi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!