REINO FUNGI Defini O Estrutura Grupos Reprodu O Import Ncia Econ Mica Doen As

1255 palavras 6 páginas
REINO FUNGI

Há um reino, entre os seres vivos, específico para abarcar os fungos. Trata-se do Reino Fungi. São popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente. Esses organismos vivos são normalmente:

Macroscópicos - ou seja, podem ser vistos mesmo a olho nu, sem ajuda de dispositivos de aumento de visão, como os microscópios e afins;
Eucariontes – que apresentam núcleo celular separado do citoplasma por meio de uma membrana específica;
Heterótrofos – não produzem seu próprio alimento, ao contrário de, por exemplo, os seres vivos que fazem fotossíntese.
Os fungos podem ser Unicelulares e Pluricelulares.

UNICELULARES: À primeira vista, parece que todo o fungo é macroscópico. Existem, porém, fungos microscópicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.

(Saccharomyces: fungos unicelulares. Note que os pequenos brotos são novos indivíduos que estão sendo formados por reproduçãoo assexuada.)

PLURICELULRES: Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.
Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.
O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece com os animais.

Estrutura dos Fungos

Os fungos se caracterizam, estruturalmente, por ser

Relacionados