reino franco

Páginas: 4 (974 palavras) Publicado: 21 de julho de 2014

REINO
FRANCO






Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira
Nome: Luid Sousa da Silva Professor: Lucas
Turma: InformáticaAno: 1º

Índice


Reino Franco

Merovíngios 1

Carolíngios 1

Origem, Apogeu e Declínio do Império Carolíngio 2

Cultura 3









Reino Franco
ATribo dos Francos deu origem ao Reino Franco que se desenvolveu sob duas dinastias: Merovíngios (século V ao VII) e Carolíngios (século VII ao IX).

Merovíngios

Clóvis, neto de Meroveu (quem dá onome à dinastia), foi o unificador das tribos francesas. Em seu reinado, houve uma expansão territorial e a conversão dos Francos ao cristianismo. Essa conversão foi extremamente importante aosFrancos, pois passaram a receber apoio da Igreja Católica. Para a Igreja, os benefícios foram os seguintes: cresceu o número de adeptos e reforçou o apoio militar dos Francos.

Um período deenfraquecimento do poder real começou após a morte de Clóvis. Esse momento recebeu o nome de Período dos Reis Indolentes. Ocorre, então, o fortalecimento do Mordomo do Paço ou Major Domus (Ministros do Rei).Alguns Mordomos do Paço conhecidos:
Pepino d' Herstal - transformou a função em um cargo hereditário.
Carlos Martel “O salvador da cristandade ocidental” – venceu os árabes na Batalha de Poitiers , em732 (vitória cristã sobre os muçulmanos na Europa).

Pepino, O Breve – criador da dinastia Carolíngia.
Carolíngios

Pepino, O Breve, foi o precursor dessa dinastia. Legitimado pela Igreja, o poderreal de Pepino iniciou-se pela aliança desta com o Estado. Essa forma de legitimação era muito comum na Idade Média, transformando a Igreja em um personagem ativo e interferente nos assuntospolíticos.

Após esse acontecimento, Pepino ajuda a Igreja no combate contra os Lombardos, povo bárbaro que invadiu a Itália. Tais terras conquistadas foram entregues aos religiosos, constituindo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reino franco
  • O REINO FRANCO
  • Reino dos francos
  • Reino Franco
  • reino franco
  • Reino dos Francos
  • reino dos francos
  • Reino Franco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!