REI SOL

Páginas: 23 (5548 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Luís XIV de França
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís XIV

Rei da França e Navarra
Reinado 14 de maio de 1643
a 1 de setembro de 1715
Coroação 7 de junho de 1654
Predecessor Luís XIII
Sucessor Luís XV
Regente Ana da Áustria (1643–1651)
Esposas Maria Teresa da Espanha
Françoise d'Aubigné
Descendência
Luís, Grande Delfim da França
Ana Isabel de França
Maria Ana de FrançaMaria Teresa de França
Felipe Carlos de França
Luís Francisco de França
Casa Bourbon
Pai Luís XIII de França
Mãe Ana da Áustria
Nascimento 5 de setembro de 1638
Castelo de Saint-Germain-en-Laye, Saint-Germain-en-Laye, França
Morte 1 de setembro de 1715 (76 anos)
Palácio de Versalhes, Versalhes, França
Enterro Basílica de Saint-Denis,
Saint-Denis, França
Religião Católica
AssinaturaLuís XIV (Saint-Germain-en-Laye, 5 de setembro de 1638 – Versalhes, 1 de setembro de 1715), também conhecido como Luís, o Grande ou O Rei Sol, foi o Rei da França e Navarra de 1643 até sua morte. Seu reinado de 72 anos e 110 dias é o mais longo da história de qualquer monarca europeu na história.

A ele é atribuída a famosa frase: "L'État c'est moi" (em português: O Estado sou eu), apesar degrande parte dos historiadores dizerem que isso é apenas um mito ou lenda1 . Credita-se a ele também a frase "Eu quase que esperei'". Dizia isso, mesmo com todas as suas carruagens chegando à hora marcada, o que demonstra bem o carácter absolutista e a visão que ele tinha de si mesmo. Organizou a etiqueta da vida cortesã em um modelo que os seus descendentes seguiram à risca. Outro traço marcantepara a cultura da época e que é parcamente citado em biografias sobre o Rei-Sol é o fato de ele ter lançado a moda do uso de elaboradas perucas, costume que se prolongou por no mínimo 150 anos nas cortes europeias e nas colônias do novo mundo. Construiu o Palácio dos Inválidos e o luxuoso Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde faleceu em 1715.

Índice [esconder]
1 Vida
1.1 Começo doreinado
2 Casamento
3 Personalidade do Rei
3.1 O Sol como Emblema
3.2 Amantes
4 Guerras e conflitos
4.1 Guerra nos Países Baixos
4.2 A Liga de Habsburgo
4.3 A sucessão Espanhola
5 Fim do reinado e morte
6 Descendência
7 Bibliografia
8 Referências
9 Ligações externas
Vida[editar | editar código-fonte]

Luís XIV com seus pais, Luís XIII e Ana da Áustria
Nasceu em 1638, tendo como seuspais Luís XIII e Ana de Áustria, que já estavam casados há vinte e três anos. Por isso alguns historiadores acreditam que ele não era filho biológico de Luís XIII. Foi batizado Louis-Dieudonné ("Luís, o presente de Deus") e recebeu além do tradicional título de Delfim o de Premier Fils de France ("Primogênito da França").2

Luís XIII e Ana da Áustria tiveram um segundo filho, Filipe I, duque deOrleães. O rei não confiava em sua mulher e procurou evitar que ela ganhasse influência sobre o país. Porém, após sua morte em 1643, Ana tornou-se regente. Ela confiou todos os poderes do Estado ao cardeal italiano Giulio Mazarino, que era odiado pela maioria dos círculos políticos franceses.

Ao mesmo tempo que a Guerra dos Trinta Anos acabava em 1648, uma guerra civil francesa conhecida comoFronda começou. O cardeal Mazarino deu continuidade à centralização do poder iniciada pelo seu antecessor, o Cardeal Richelieu. Tentou aumentar o poder da Coroa às custas da nobreza e impôs uma taxa aos membros do Parlamento, na época composto na maior parte pelo alto clero e nobreza.

O Parlamento não só se recusou a pagar como anulou todos os éditos financeiros anteriores promulgados por Mazarino,que por conta disso mandou prendê-los, o que fez Paris ser tomada por revoltas. Luís XIV e a corte tiveram que deixar a cidade.

Quando o tumulto começou a passar foi assinada a Paz de Vestfália, que restaurou o controle da Coroa sobre o Exército Francês, e que foi sucedida pela Paz de Rueil, que encerrou os conflitos temporariamente.

Começo do reinado[editar | editar código-fonte]

Luís...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Rei Sol
  • Luís xiv "rei sol"
  • Luís xiv
  • Análise para o curso de direito sobre a obra: paris no tempo do rei sol.
  • O sol
  • o sol
  • sol
  • O sol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!