Rei Kawabuco

377 palavras 2 páginas
Biografia de Rei Kawakubo

Profissão :
Estilista
Nascimento :
11 Outubro 1942
País de residência :
Japão

Rei Kawakubo nasceu em 1942 em Tokyo. Ela segue seus estudos em arte e literatura na universidade Keio, inicia sua carreira em uma empresa têxtil e depois torna-se estilista freelance em 1967. Ela começou a vender algumas de suas criações paralelamente a seu trabalho.
Alguns anos mais tarde, lançou sua própria marca em Tokyo, Comme des Garçons, altamente influenciada pelo seu gosto em arte. Nos anos 80, apresentou seus trabalhos em Paris toda vez que teve oportunidade, organizando desfiles sempre criticados por seu profundo distanciamento das tendências em voga: ela adora as rupturas e a originalidade. Mas ela teve, mesmo assim, grande sucesso e abriu uma loja em Paris em 1982.
Rei Kawakubo adora aplicar-se em todos os aspectos de seu trabalho: design, publicidade, agenciamento de revistas. Para ela, tudo interessa e está interligado. No começo dos anos 90, ela publicou uma revista bi anual, "Six", na qual apresentava fotos que a influenciava. Em 1996, foi convidada a colaborar na revista artística Visionaire. Sua marca e ela própria foram o objeto de diversar exposições pelo mundo.
Rei, apesar da reputação, é reservada e não gosta nem um pouco de falar com a imprensa. Por outro lado, adora colocar em evidência jovens artistas e criadores pouco conhecidos, apresentados em suas lojas conceituais, como a de Tokyo e Londres. Ela está hoje à frente de um dos raros grandes grupos da moda ainda independentes

Ela criticou o conceito de glamour imposto pelo ocidente e desafiou padrões tradicionais da forma do corpo.
Suas roupas não eram nem um pouco convencionais. Eram desestruturadas, rasgadas, amassadas e revelavam as costuras. Havia propositalmente imperfeições e muito preto. Junto com seus colegas japoneses Kenzo e Miyake impôs um estilo que dominou os anos 80. Continua sendo um nome consagrado no mundo fashion e sua moda surpreende toda hora.

Relacionados

  • Yohji Yamamoto
    1005 palavras | 5 páginas