regulamentação e controle social

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014





Comunicação em Saúde





Professor Flavio

Primeiro Semestre Fisioterapia


Isabella Mendes Pires RA: 8075858385
Sinalra Santos RA: 8410993610
Renata Rodriguez RA: 8411121730


Síndrome de Turner

Histórico da Doença
Em 1938, o médico americano Henry Turner descobriu uma síndrome em sua mulher, tendo elaapresentado características como: baixa estatura e pouco desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, ou seja, seios pequenos e poucos pêlos pubianos. Antes porém, em 1930, esses sintomas foram constatados pelo pediatra alemão Otto Ullrich. Ele relatou o caso de uma menina de oito anos de idade que também apresentava essas características. Por essa razão, esta doença pode também ser conhecidacomo Síndrome de Ullrich Turner.
Em 1942, Albright e colaboradores provaram a falência ovariana ao demonstrarem a elevação de gonadotrofinas urinárias nas portadoras da síndrome de Turner. Wilkins e Fleschman analisaram pacientes com a anomalia e observaram a presença de ovários rudimentares e em 1959 foi publicado o relatório pela primeira vez de uma mulher com o cariótipo 45 X, por Dr. CharlesFord e seus colegas no Hospital Harwell e Guy, em Londres, foi achada uma relação entre as características fenotípicas e a anomalia cromossômica (o cariótipo XO responsável pela síndrome). Embora esta síndrome tenha sido descrita e caracterizada a mais de meio século, o primeiro Grupo de contato entre portadoras só foi montado na Dinamarca em 1981.
Antigamente a síndrome era associada ao retardomental. Somente com estudos mais atuais essa idéia foi desmistificada. Deste modo, não existe nenhum déficit intelectual em pacientes da síndrome de Turner.
A maior estatura relatada foi de uma mulher com 1,40 m de altura.

A Síndrome
Síndrome de Turner engloba várias condições, das quais monossomia X (ausência de um cromossomo sexual inteiro) é mais comum. É um distúrbio cromossômico em quetodos ou parte de um dos cromossomos sexuais é ausente (seres humanos afetados têm 46 cromossomos, dos quais 2 cromossomos sexuais). Fêmeas típicas têm dois cromossomos X, mas na síndrome de Turner, um dos cromossomos sexuais está faltando ou tem outras anormalidades.
As portadoras da síndrome de Turner freqüentemente apresentam atraso na primeira menstruação, além de déficits no desenvolvimento deoutras características marcantes associadas à puberdade devido a ausência de hormônios importantes para um desenvolvimento sexual normal.
O gene responsável pelo crescimento dos ossos se encontra ausente nas pacientes de síndrome de Turner, outros sintomas característicos são o pescoço alado, tipicamente menor que o normal e apresentando pele com uma textura que confere um aspecto “alado” àaparência da portadora, linha posterior de implantação dos cabelos baixa, tórax largo com mamilos amplamente espaçados, baixa estrutura, inchaço dos pés e mãos, orelhas baixas, ovários subdesenvolvidos, unhas pequenas, deficiências visuais, infecção no ouvido e perda auditiva, cotovelos virados e pálpebras caídas.
A Síndrome acarreta complicações como alta incidência de doenças, como hipertensão,doenças renais e cardíacas, obesidade, diabetes, catarata, problemas na glândula tireóide, artrite, entre outras, causando uma mais baixa expectativa de vida. Perda auditiva, hipotireoidismo e alterações da função hepática podem ocorrer quando essas mulheres ficam mais velhas. A inteligência é geralmente dentro da faixa normal, mas os pacientes podem ter déficits cognitivos específicos, porexemplo, problema com a organização visuo-espacial.
A maioria das portadoras desenvolve inteligência compatível com pessoas da mesma idade, sendo encontrado em apenas uma pequena parcela delas um leve retardamento mental.
Cerca de 98 por cento de todos os fetos com síndrome de Turner resultado em aborto. A incidência da síndrome de Turner em nascidos vivos do sexo feminino é acreditado para ser 1 em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REGULAMENTAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
  • Ciências sociais
  • Aula-tema 5: regulamentação e controle social respostas
  • Aula-tema 5: regulamentação e controle social
  • Aula-tema 5: Regulamentação e controle social
  • * Aula-tema 5: regulamentação e controle social sair
  • A Lei de Regulamentação do Serviço Social
  • Sociedade de Controle e Controle Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!