Regulamentação profissional CONFEA/CREA

Páginas: 3 (651 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL E ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL
1.DISSERTAR SOBRE COMO É FEITA A REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DO SISTEMA CONFEA/CREA 

O Confea (Conselho Federalde Engenharia e Agronomia) existe oficialmente com esse nome desde 1933 e atualmente é regido pela Lei 5.194 de 1966. Por sua vez, existem também os Crea’s (Conselhos Regionais de Engenharia eAgronomia). No caso do Estado de São Paulo, por exemplo, temos o Crea-SP, que é o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina.
Ambos Conselhos, juntos, formam o SistemaConfea/Crea, que regulamenta e fiscaliza, em todo o território nacional, o exercício profissional de engenheiros de diversas áreas (Civil, Ambiental, Elétrica, Hídrica, Industrial, Naval, entre muitasoutras especializações) e agrônomos, além de geógrafos, geólogos, meteorologistas, tanto de nível superior, quanto de nível técnico de segundo grau, totalizando centenas de títulos profissionais que podemser consultados na tabela de títulos da Resolução nº 473/02 do Confea (http://normativos.confea.org.br/downloads/anexo/0473-02.pdf). Com tal regulamentação e fiscalização, o Sistema tem o objetivo deproteger interesses sociais e humanos da sociedade, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.
O Sistema Confea/Crea tem cerca de um milhão de registros de profissionais quecorrespondem a cerca de 70% do PIB brasileiro e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais intenso, exigente e acirrado.
O Conselho Regional é, também, um órgão de defesa da sociedade. Este garanteque os profissionais cadastrados são habilitados a exercer suas funções. Por isso, a melhor forma de o cidadão saber se está contratando corretamente, é consultando o registro do profissional ou daempresa nos Crea’s. Já o conselho Federal é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.
O registro no Crea é garantido aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crea confea
  • confea crea
  • confea/crea
  • Crea e confea
  • crea confea
  • O que é CREA CONFEA
  • CREA e CONFEA
  • Confea e Crea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!