regulaçao

Páginas: 16 (3815 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PORTIFÓLIO Verônica Aragão

Em junho de 2013, em reunião mensal do PSF, foi falado da especialização em regulação de saúde no SUS, solicitei concorrer vaga com os demais profissionais, dessas vagas fui indicada. Decidi que faria dessa indicação um momento único, de mudança profissional, um passo fundamental, para meu desenvolvimento profissional e pessoal, visto que passei por período detransição, de transferência de local de trabalho, mudança de equipe, de função, enfim... OPORTUNIDADE, foi o que me moveu, sem falar é claro do tema atual, do “abrir portas” para o lado profissional, pensando numa forma de fazer diferença, colaborar com o município.
Depois, fui comunicada, através de e-mail que tinha sido selecionada e avisada da aula inaugural. Aula inaugural, abertura nacionaldia 28.08.2013, esta de auto nível, com muito entusiasmo e animação, com gente gabaritado na área. Tivemos a participação da Professora Suely Sampaio, foi feito apresentação a partir da formação de grupos adversidade, no qual as pessoas se encontraram pelas suas diferenças – grupo adversidade, e depois divisão de grupos afinidade, no qual, fiquei no Grupo Afinidade 3 (GAF - 3), facilitadorProfessor Roger.
Dia 05.09.2013. Tivemos o acolhimento com o com o GAF – 3, foi o dia inteiro de auto conhecimento, entendemos o funcionamento do curso e conhecemos um pouco de cada um dos integrantes do grupo, pessoas interessantes que apresentam histórias ricas de vida e profissão e com certeza acrescentarão muito no nosso processo de aprendizagem; foi discutido sobre metodologia ativa, ametodologia usada no curso e o rigor do sírio Libanês, termo que foi corrigido pelo Facilitador que disse: “ o curso não exige rigor, você fica preso, porque você entende que cada um de nós tem importante papel para o grupo e cada ausência é um hiato...” frase de estímulo, a respeito dos pactos de tolerância feito com os participantes do grupo. Entregamos ficha de inscição a qual foi mandada onlinequando fizemos a matrícula (anexar ficha de inscrição).
Foi trabalhado, a síntese provisória I “Novidades...”,(anexar o texto) Texto que falava de Pedro Luis, que recebera um e-mail, que tinha sido selecionado para uma especialização do Sírio Libanês, e passou por um momento de angustia, pois dizia estar velho, achava que não ía acompanhar as novidades, metodologias ativas, computador...
Fizemosentão, no grupo, algumas hipóteses (relacionadas a discursão geradas a partir do texto - disparador) que geraram questões de aprendizagem para serem discutidas no próximo encontro.
HIPÓTESES:
1. A comodidade em relação a metodologia antiga, gera um receio de trabalhar a metodologia ativa.
2. Existem vários tipos de metodologia ativa.
3. O PBL, TBL, EAB, são metodologias ativas.
4. Existedentro da M.A., uma motivação maior que nas outras metodologias.
5. Existe dentro da M.A., mecanismos que agregam mais valores que na metodologia tradicional.

QUESTÕES DE APRENDIZAGEM:
1. O que é metodologia ativa?
2. Quais são os tipos de metodologia ativa?
3. O PBL, TBL e EAP são metodologia ativa?
4. Porque as M.A., são mais motivadoras que as tradicionais?
5. As M.A. Agregam mais valoresao nosso processo de trabalho que as demais?

O dia de estudo terminou com descontração, fotos(anexar foto) e com avaliação.

Dia 11/09/2013 Atividade online -TBL – TV IEP, trabalhamos com o grupo adversidade. O vídeo falava dos micro problemas de regulação e gerou alguns tópicos:
1. Indefinição do que seja necessidade de saúde.
2. Modelo orientado pela demanda e baixa resolutividade noatendimento.
3. Gerenciamento indeficiente do serviço de saúde.
4. Indefinição e não pactuação dos componentes das redes.
5. Ineficiência e ineficácia dos mecanismos de controle.
6. Mecanismos de governança ineficazes.
Foi nos dado 20 minutos para debater argumento relevante a partir do que foi exposto e ainda responder a duas questões:
Quais as necessidades que a comunidade do estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regulaçao
  • regulaçao
  • Regulação
  • Regulação humoral
  • Regulação hormonal
  • Regulação Mutua
  • Regulação aduaneira
  • Mercado e regulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!