Regtrt

4233 palavras 17 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

PRAGAS DO MAMOEIRO

GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA

Bom dia turma! Hoje nós vamos falar sobre as pragas que atacam o mamoeiro.

Mas primeiro nós falaremos um pouco sobre esta importante cultura, a do mamão. Meus amigos, o mamoeiro é uma planta herbácea, sendo que a sua altura pode variar de 2 até 10 metros, podendo viver até os 20 anos.

Pessoal, o fruto é uma baga, nasce do caule ou do pendúculo longo no caso do mamão macho, o fruto é arredondado, cilíndrico ou periforme e a sua casca é amarelo ou alaranjado quando maduro. A sua polpa é de consistência suave e sucosa.

Entretanto, amigos, a cultura do mamoeiro é comumente atacada por um significativo número de insetos e de ácaros, sendo a maioria, em condições normais, de importância secundária. Portanto, no fim desta aula, vocês saberão as pragas do mamoeiro e seus danos, como amostrar e como controlar.

Pessoal, a primeira praga que nós vamos apresentar a vocês é o ácaro branco, também conhecido como ácaro tropical ou ácaro da queda do chapéu do mamoeiro. Esse ácaro apresenta bem distribuído no Mundo e possui várias plantas hospedeiras.

Macho carregando fêmea para copulação. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001

Pessoal, os ácaros brancos são tão pequeninos, e devido o seu tamanho não permiti que seja observados a olho nu. A fêmea tem em média 0,17 mm de comprimento por 0,11 mm de largura. Sua coloração varia de branco a amarelado, dependendo de sua idade, porém sempre brilhante. Seu quarto par de pernas é reduzido e apresenta, mais em baixo, uma cerda longa e outra curta, não usando este par de pernas para locomoção. Cada fêmea põe cerca de 25 a 30 ovos que são achatados, elípticos e com pontuações brancas.

Pessoal, o ácaro branco pode atacar os frutos do mamoeiro, deixando lesões na casca esbranquiçadas.

Amigos, o ácaro branco ataca também as folhas novas, alimentando

Relacionados