Regressão Simples

737 palavras 3 páginas
Introdução
A análise de regressão é uma metodologia estatistica que utiliza a Relação entre duas ou, mas variaveis quantitativas ou qualitativas de tal forma que uma variavel pode ser predita da outra.
A análise de regressão, assim como a anova, tambem representa os dados através de um modelo linear aditivo, onde o modelo inclui um componente sistematico e um aleatorio.
Y= f(X)+E
F descreve a relação entre X e Y. São os erros aleatorios. Y= variavel resposta ou dependente; X= Variavel Independente.
Definição:
Análise de Regressão: é uma metodologia estatistica que estuda a relação entre duas ou, mas variáveis.

Formulação da Teoria ou da Hipótese
A teoria economica geralmente serve-se de analise matemática em dois nomentos distintos: na formulação de relações causais entre variáveis; no confroto dessaas relações, consideradas como hipótese, com a realidade.
Uma função não é mais do que a expressão de uma relação de comportamentos entre variaveis.
A variável dependente o seu comportamento é explicado pela teoria em causa, nomeadamente acções divulgadas pelo consumo de água.
A variável independente corresponde a Temperatura e são meros dados que aceitam estudar o desempenho da variável dependente.

Especificação Do Modelo Matematico da Teoria
Y=+X
A teoria economica estabelece a razão pelo qual Y depende de X. Neste caso, deve existir sempre uma base teórica para estabelecer a causalidade de Y e X em daods economicos.
Podemos exemplificar o modelo matematico como: a função Consomo de Água onde (Y) é o consumo de água, (X) a Temperatura. Assim sendo temos: O consumo da água como a variavel dependente Especificação Do Modelo Econometrico da Teoria
Y=+X+Є
O modelo econométrico é determinado para examinar relações entre variáveis econonômicas.
Onde + são os parâmetros do modelo, Y variável dependente, X variável independente e Є termo de pertubação ou erro é uma variável aleatória não observável que pode assumir valores negativos ou positivos.

Relacionados