Regressão

Páginas: 9 (2029 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO

A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicas que nos permitem determinar a composição das substancias ou das misturas (Alexeev, Vladimir, 1982).
O presente relatório expõe os procedimentos e os resultados obtidos no laboratório referentes à atividade experimental da química analítica inorgânica. Essa atividade foirealizada para analisar o comportamento dos cátions do grupo I, sendo esses a Prata, o Chumbo e o Mercúrio.
O seguinte experimento foi desenvolvido com o objetivo da separação dos cátions contidos, inicialmente em uma determinada quantidade de solução, através das suas propriedades de solubilidade, reação e formação de precipitado.
A análise dos cátions do grupo I é de grande importância paraindústrias, tanto na fabricação de materiais como joias, tintas, etc. como também no que tange o descarte dessas substâncias, que são considerados metais pesados e podem trazer grandes danos ao meio ambientes.

2. OBJETIVOS

- Efetuar a precipitação de cátions com o HCl.
- Separar os cátions precipitados utilizando técnicas de solubilização.
- Identificar os cátions separados com reagentesespecíficos.

3. EMBASAMENTO TEÓRICO

3.1 Grupo I

Os cátions que constituem este grupo são: Ag (prata) Hg ( mercúrio) Pb (chumbo). Esses íons são precipitados com cloretos insolúveis pela adição de um pequeno excesso de HCl diluído.
O termo íon é complexo é muito difícil de definir. Inicialmente ele foi definido como um íon composto de dois ou mais átomos. Porém nos dias de hojese observou que tal definição era muito ampla, assim se emprega que o íon complexo significa um agregado formando , quando um íon metálico se liga a vários outros íons e moléculas que se aglomera, ao ser redor (Russell, 1929).

3.2 Prata

A prata é um elemento químico puro metálico que em seu estado natural apresenta-se como branco brilhante. Seu símbolo químico Ag, deriva de Argentum (prataem latim), é o melhor condutor de calor eletricidade. Não se oxida com o ar, exceto quando o ar contenha H2S, onde escurece.
A prata em solução forma íons monovalentes incolores. Os compostos de prata não são estáveis, mas desempenham uma função importante nos processos de óxido-redução catalisados pela prata. O nitrato de prata é facilmente solúvel em água, e o acetato, nitrito e sulfato deprata são solúveis, enquanto todos os outros compostos de Ag são insolúveis. Os halogenetos de Ag são sensíveis à luz, sendo esta característica amplamente utilizada e fotografia.

Exemplos de reações dos íons de prata (l)

Ácido clorídrico diluído (ou cloretos solúveis): precipitado branco de cloreto de prata.

Ag+↓ + Cl- → AgCl↓
A presença de ácido clorídrico concentrado (HCl), amôniadiluída (NH3), cianeto de potássio e tiossulfato de sódio o precipitado é dissolvido, formando os respectivos íons complexos: dicloroargentato ([AgCl2]-,diaminoargentato [Ag(NH3)2]+, dicianoargentato [(Ag(CN)2]- e ditiossulfatoargentato [(Ag(S2O3)2]3-. A reação de formação desse último complexo ocorre na fixação de negativos fotográficos ou positivos, após a revelação. A fixação compreende a retiradado excesso de cloreto de prata ou outro halogeneto de prata, que não foi decomposto pela luz solar ou radiação ultravioleta em prata metálica, tornando o negativo revelado insensível à luz (VOGEL, 1981).

Solução de amônia: precipitado marrom de oxido de prata.

2Ag+ + 2NH3 + 2H2O → Ag2O↓ + 2NH4+

A reação atinge um equilíbrio e, portanto, a precipitação é incompleta em qualquer estágio. Oprecipitado dissolve-se em excesso de reagente, formando íons complexos diaminoargentato:

Ag2O↓ + 4NH3 + H2O → 2[Ag(NH3)2]+ + 2OH-

A solução deverá ser jogada fora rapidamente, porque, quando guardada, forma-se um precipitado de nitrato de prata Ag3N, que explode facilmente, mesmo estando molhado (VOGEL, 1981).

3.2 Mercúrio

É um metal de temperatura ambiente se encontra no estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regressão
  • Regressão
  • regressão
  • Regressão
  • Regressão
  • Regressao
  • Regressão
  • Correlação e regressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!