Regras gerais para fazer citações em trabalhos academicos

Páginas: 7 (1542 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
REGRAS GERAIS PARA FAZER CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS



Prof.
UNIASSELVI – FAMEG
Administração/Finanças (FIN 1.7) – Estágio
14/09/12

RESUMO

Regras gerais para fazer citações em trabalhos acadêmicos aborda de maneira resumida o processo de pesquisa para elaboração de um trabalho acadêmico e tipos e regras de citações com base na NB10520. As citações são indispensáveis para otrabalho acadêmico contribuindo para dar sustentação e mostrando o estudo do autor no tema abordado.

Palavras-chave: Citações; Trabalho acadêmico; Autor.


1 INTRODUÇÃO

O processo de pesquisa para realização de um trabalho acadêmico é necessariamente obrigatório. Consiste num processo de buscar e selecionar as leituras mais adequadas ao tema que será abordado. Sem ler o que já foi produzidoa tarefa torna-se difícil, e é a leitura que irá ajudar no processo de escrita.

A partir da delimitação do tema fica mais fácil selecionar materiais a serem lidos e estudados, que podem ser desde livros, jornais, revistas, sites de internet, artigos, dicionários, etc. São destas fontes que surgem as citações.

As citações visam dar suporte as reflexões do acadêmico no trabalho, e é estediálogo que ira formar a fundamentação teórica.

A NB10520 é a norma brasileira para elaboração de citações, e seu objetivo é apresentar características oficiais para a criação de citações em todos os tipos de documentos em que as normas da ABT sejam necessárias.



2 TIPOS DE CITAÇÕES
As citações podem ser classificadas como diretas e indiretas, e serão abordadas iniciando pela citação direta.2.1 CITAÇÃO DIRETA
A citação direta é uma cópia literal e fiel do texto original, e deve-se certificar que não se esqueceu de nenhuma palavra ou frase.
Após inserir este fragmento no trabalho, que já deve estar configurado conforme as regras de configuração de trabalho acadêmico, ela pode aparecer sob forma de citação curta ou longa.

2.1.1 CURTA
A citação curta não pode ter mais de trêslinhas e é inserido “aspas” no inicio e ao término da citação. A indicação de autoria pode ser feita no início ou ao término da citação acompanhada de expressões como: segundo, de acordo, conforme, etc. ou ao término e sem o uso das expressões.

Exemplo: “Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permitaviver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).

Ou,

Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.


2.1.2 LONGA

Para as citações longas não se faz necessário o uso de aspas, porém, é necessário reduzir o tamanho da fontepara 10 e também é preciso aplicar um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda:
Exemplo:
Qualquer que seja a forma do trabalho científico é preciso relembrar que todo trabalho desta natureza tem por objetivo intrínseco a demonstração, o desenvolvimento de um raciocínio lógico. Ele assume sempre uma forma dissertativa, ou seja, busca demonstrar, mediante argumentos, uma tese, que é uma soluçãoproposta para um problema. (SEVERINO, 2002, p.49).


2.1.3 OUTRAS ORIENTAÇÕES PARA AS CITAÇÕES DIRETAS

Á seguir há outras orientações que se fazem necessárias para elaboração do trabalho acadêmico:

a) Apóstrofos (‘ ‘): Quando a citação original já estiver entre “aspas”, esta será substituída por ‘apóstrofo’.

b) Omissão ([...]) e/ou Interpolação ([ ]): Na citação direta, assuspensões, interpolações, acréscimos ou comentários, devem ser apresentados da seguinte maneira:
- Suspensões [...] indicam omissão de palavras ou frases no início, meio ou fim da citação.
- Interpolações [ ] tratam de acréscimos, comentário ou explicação necessária a compreensão de alguma passagem da citação ou apontar alguma opinião especial do autor.

c) Ênfase, Dúvida ou Destaque:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regras gerais
  • REGRAS GERAIS DE UM EVENTO ACADEMICO
  • Trabalhos acadêmicos citações
  • Trabalho como fazer citações
  • Citações trabalho acadêmico
  • Citações em trabalhos acadêmicos
  • Regras da A.B.N.T. para Trabalhos Academicos
  • Regras ABNT para trabalhos academicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!