Regras do octeto

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Regras do octeto.

A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (últimacamada da eletros fera). A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar emsua camada de valência 8 elétrons.
Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma elesadquirem oito elétrons na camada de valência. Exemplo:
Repare que os átomos de Oxigênio se ligam para atingirem a estabilidade sugerida pela Regra do Octeto. As diferentes cores de eletros feramostradas na figura nos ajudam a interpretar o seguinte:
1. Átomos de Oxigênio possuem seis elétrons na camada de valência (anel externo na figura).
2. Para se tornarem estáveis precisam contar com 8elétrons, o que fazem então? Compartilham dois elétrons (indicado na junção dos dois anéis), formando uma molécula de gás Oxigênio (O2).
A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íonstendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre aformar ligações na busca de tal estabilidade.
Existem exceções para a Regra do Octeto, alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, vejamos quais:Berílio (Be)

Átomo capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.

Boro (B)

Forma substânciasmoleculares com três ligações simples, ficando estável com seis elétrons na última camada.

Alumínio (Al)

É uma exceção à Regra do Octeto pelos mesmos motivos que o Boro, atinge a estabilidade com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regra do Octeto
  • Regra do Octeto
  • Moléculas que não seguem a regra do octeto
  • Ligação ionica, covalentes e regra do octeto
  • eletronegatividade, oxidação, redução e regra do octeto
  • octeto
  • TEORIA DO OCTETO
  • regras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!