Regras do metodo sociologico

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
10. Razão, moralidade e religião
Algumas pessoas acham que distinguir razão de moralidade ,como fazer o utilitarismo e o contratualismo ,é traçar uma linha ultrajante .os juízos moraisSegundo tais pessoas, são racionalmente evidentes por si próprias .a vida moral possui sua racionalidade interna.
Se a concepção utilitarista oucontratualista nos afastam da lamentável mas não uma objeção a sua verdade.a questão filosófica tem de procurar saber se os juízos morais são fato ,contrariamente ao que pensam utilitaristas e contratualismosevidentes por si próprios .
Para o intuicionista moral, a verdade, ou qualquer outro aspecto, dos juízos morais e conhecida diretamente pela mera reflexão racional. Isso não é suficiente paramostra por que o fato de algo ser moralmente errado –algo que segundo a hipótese intuicionista conheço mediante a reflexão racional –me fornece razões para não o fazer .atribuir a reflexão racional umpapel tão destacado ,ele nada acrescenta ao afirmar que também sei que tenho razoes para não fazer o que é moralmente errado unicamente pela reflexão racional .
As razões para agir que ,dados ascircunstancias humanas, as pessoas devem observar e com base nas quais devem ser censuradas se deixarem de observar.
A criticas que farão dos intuicionistas será que estes confundem juízos espontâneossobre o que é admirável e censurável com intuições puramente racionais.trata se de uma critica filosófica genuína e a meu ver bastante solida .exemplo ,sentimento de censura em torno dohomossexualismo ,ou sentimento de admiração em torno de certos tipos de dominação masculina .primeiro lugar ,que a questão formulada incorreu em circulo vicioso quando o que eles sustentavam como intuiçãesmorais racionais e tratado com sentimento de admiração e de censura .segundo lugar ,que essas intuições podem ser criticados internamente quando entram em conflito entre si,sem qualquer apelo a um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Regras do Metodo Sociologico
  • Durkeim
  • Resenha: as regras do método sociológico
  • As regras do método sociológico
  • Regras do Metodo Sociologico
  • As Regras do Método Sociológico
  • As Novas Regras do Método Sociológico
  • As Regras do Método Sociológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!