REGRAS DO HANDEBOL

2713 palavras 11 páginas
REGRA 1 - A QUADRA

- Medida oficial: 40m de comprimento por 20m de largura.
- Gol ou baliza: 3 metros de largura por 2 metros de altura, com rede;
- Demarcações; Área do gol, linhas de tiro livre, linha de 7 metros, linha de delimitação do goleiro, linha central, linha de área de gol, linhas laterais e de gol.
- Com relação às características da quadra de jogo, estas não podem ser alteradas durante a realização do jogo em favor de apenas uma equipe.

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO

- Dois tempos corridos de 30 minutos com intervalos de 10 minutos após o intervalo as equipes trocam de quadra.
- Inicia-se o jogo com o apito do arbitro central e é finalizado após o sinal do cronometrista;
- Os árbitros decidem quando o tempo deve ser interrompido e quando ele deve ser retomado (Time out), assinalando ao cronometrista o instante da parada dos cronômetros e o da reposição de jogo.
- Em caso de empate o jogo deve ter uma continuação ate que haja um vencedor, após 5 minutos de intervalo, os lados da quadra e o tiro de saída devem ser sorteados novamente.
A prorrogação consiste em 2 períodos de 5 minutos,com intervalo de 1 minuto , se persistir o empate do primeiro tempo extra , um segundo tempo extra será jogado após um intervalo de 5 minuto.Este segundo tempo extra também tem dois períodos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto. Se a partida continuar empatada será decidida em tiros de 7 metros como desempata para conhecer o vencedor.

REGRA 3 - A BOLA

- A bola é feita de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia (17:3).
-As medidas da bola, ou seja, a circunferência e o peso, a ser utilizada pelas distintas categorias de equipes são as seguintes:

• 58 - 60 cm e 425 - 475 g (tamanho 3 da I.H.F.), para homens e equipes juvenis masculinas (acima de 16 anos).
• 54 - 56 cm e 325 a 375 g (tamanho 2 da I.H.F.), para mulheres, equipes juvenis femininas (acima de 14 anos) e equipes

Relacionados

  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas