Regras do Basquete

Páginas: 7 (1585 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
1. Regras básicas - Clique na foto para ver o esquema
Regras do Basquete
Equipas

Cada equipa é constituída por 5 jogadores efetivos e 7 suplentes.
Não há limite para o número de substituições em cada jogo, mas estas só podem ocorrer com a autorização do árbitro e/ou marcador quando o jogo está parado.

Duração do jogo

O tempo de jogo é de 40 minutos distribuídos em quatro períodos dedez minutos cada, com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e quarto período de jogo, e entre o segundo e o terceiro período um intervalo com a duração de quinze minutos.
Se no final do jogo se verificar uma igualdade pontual, prolonga-se por períodos suplementares de 5 minutos até o jogo acabar desempatado.
Cada equipa tem direito a 2 descontos detempo durante o primeiro meio-tempo (1º e 2º períodos), e a 3 descontos de tempo durante o segundo meio-tempo (3º e 4º períodos) e a um 1 desconto de tempo em cada período suplementar. Cada desconto tempo tem a duração de 1 minuto.

Início do jogo

O 1º período de jogo inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo árbitro no circulo central. A bola é disputada entre dois jogadores adversários esó pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. Os restantes jogadores estão fora do circulo central.
Nos outros períodos de jogo a reposição da bola em jogo é feita segundo a regra da posse alternada, na linha lateral junto ao meio campo.

Posse alternada

É a forma de colocar a bola em jogo através da sua reposição de fora de campo em vez de uma bola ao ar. Esta reposição é feitaalternadamente por cada equipa, junto à linha lateral, no local mais próximo onde ocorreu a falta.
A equipa que não ganha a posse de bola, na sequência da bola ao ar no início do 1º período, começa o processo da posse alternada.
Em situações de bola ao ar (excepto no início do 1º período) aplica-se a posse alternada: bola presa entre dois ou mais jogadores, bola tocada simultaneamente por doisjogadores adversários, bola fica presa nos suportes tabela/aro, quando se iniciam os períodos de jogo excepto o primeiro.

Reposição da bola em jogo

A bola deve ser reposta em jogo por um jogador fora das linhas limite, no local mais próximo onde o jogo foi interrompido ou ocorreu uma infração às regras.
Após a marcação de cesto, a bola deve ser reposta em jogo por um jogador da equipa que sofreucesto em qualquer ponto da linha final.
O jogador tem 5 segundos para repor a bola em jogo e os adversários têm de estar a 1 metro de distância.

Sistema de Pontuação

Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um lançamento de campo vale 2 pontos, excepto se for realizado para além da linha de 6,25m que vale 3 pontos, ou se for um lançamento da linha de lance livre que vale 1ponto.

Resultado

O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar. Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

Contacto com a bola

A bola só pode ser jogada com as mãos, podendo ser passada, lançada, batida, rolada ou driblada.
Não é permitido pontapear, socar, transportar a bola nasmãos ou intercetar a bola com qualquer parte da perna (excepto se for acidentalmente).

Jogador e bola fora de campo

A bola está fora quando um jogador na sua posse está sobre ou para além das linhas limite.
A bola está fora quando toca um jogador ou qualquer pessoa  que está fora de campo.
A bola está fora quando bate no solo ou qualquer objeto que esteja sobre ou para além das linhaslimite.
A bola está fora de jogo quando toca os suportes da tabela, a parte de trás desta ou qualquer objeto colocado sobre o campo de jogo.


Drible

Um jogador não pode efetuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar, agarrar e voltar a driblar.
O drible termina quando o jogador toca a bola com as duas mãos simultaneamente, ou permite que a bola fique parada numa ou em ambas as mãos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regras basquete
  • Regras do basquete
  • Regras do basquete
  • Regras do basquete
  • Regra de basquete
  • regras do basquete
  • basquete e suas regras
  • Regras Do Basquete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!