REGRAS DE PRODUÇÃO DE RELATÓRIO

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
3.4.1 Como elaborar um relatório?

A elaboração de relatórios é um procedimento bastante corriqueiro durante o exercício de qualquer profissão tecno-científica e, em certos casos, esta habilidade chega a ser usada como uma medida de capacidade profissional. Ser um bom profissional envolve também saber transmitir a outros os resultados de um trabalho. Assim, a correta elaboração derelatórios é um dos objetivos de ensino deste curso. Espera-se que, aos poucos, cada um dos alunos adquira a habilidade de redigir bons relatórios. As orientações sobre a redação de relatórios científicos, que devem ser seguidas na elaboração dos relatórios referente às diferentes experiências realizadas.

Estilo impessoal e necessidade de clareza

É praxe redigir relatórios de uma formaimpessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado, pois se relata algo que já foi feito. Assim, para relatar a determinação da massa de algumas amostras sólidas, pode-se escrever:
“A massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança...”; ou
“Determinou-se a massa das amostras sólidas utilizando-se uma balança...”.
Não se devem usar formas como: “Eu determinei a massa...”ou “Pesei as amostras...”; sempre evite a forma pessoal.
Outro aspecto muito importante é ter sempre em mente que as pessoas que eventualmente lerão o relatório poderão não ter nenhuma informação prévia sobre aquilo que está sendo relatado. Isto significa que o relato do que foi feito deve ser detalhado, cuidadoso e meticuloso, de modo que qualquer pessoa que leia o relatório consiga,efetivamente, entender o que foi feito e como.




3.4.2 As partes de um relatório

Em geral um relatório contém os elementos essenciais: Capa, folha de rosto, sumário, introdução e objetivos, fundamentação teórica, procedimento experimental, resultados e discussão, conclusão, referências bibliográficas, apêndice e anexo. Cada uma das partes deve ser destacada, através de um subtítulo, contendo,pelo menos, o nome específico da parte. A seguir, é explicado o que deve ser incluído em cada uma dessas seções de um relatório.

Capa
A capa de um relatório deve conter o nome da instituição, nome do curso e da disciplina Estas informações devem estar em letras maiúsculas no alto, centralizados. No meio da página, de forma centralizada, deve estar o título do relatório, em letra maiúscula. Naparte inferior da folha deve ser colocado a o local e a data.

Folha de rosto
A folha de rosto de um relatório é semelhante a capa, nela deve constar o nome da:
1. Instituição, do curso e da disciplina em letras maiúsculas, no alto e centralizado.
2. O nome do autor na ordem direta em estilo dois ou três espaços abaixo da identificação da instituição, centralizado.
3. Título dorelatório em letra maiúscula, do meio para o alto da página, centralizado.
4. O Objetivo do relatório, recuado a direita, duas linhas abaixo do título.
5. Local e data centralizados na parte inferior da página



Introdução
É a fundamentação teórica sobre o assunto abordado na aula prática. Esta parte do relatório apresenta a literatura básica sobre o assunto abordado fazendoreferência a fonte consultada segundo a norma NBR-6023/2002, da ABNT.Todo documento citado e analisado deve constar nas referências bibiográficas no final do relatório.
Exemplo: “ O tratamento de efluentes contendo compostos fenólicos pode ser realizado através de diversos métodos, tais como degradação microbiana, adsorção, oxidação química [DURSUN e KALAYCI, 2005]”.
Procedimento Experimental
Está seçãodeve conter relatos exatos e claros de como foram feitas as experiências, de modo que, baseada nesses relatos, qualquer outra pessoa possa repeti-las. Deve-se descrever, passo a passo, como cada experiência foi realizada. Note que não basta copiar o procedimento experimental contido no material referente à experiência. Lembre-se que a forma deverá ser impessoal, usando a voz passiva no tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regra relatòrio
  • Produção de textos regras abnt
  • Regras de produção com jboss drools
  • Relatorio de produção
  • Gestão de produção relatório produção puxada
  • regras basicas para elaborar um relatorio cientifico_1_
  • relatorio regras de colheita de obtenção do sangue
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!