Regras de prescrição para antibioticos

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Novas Regras de Prescrição Para Antibióticos

A receita das substâncias que constam no Anexo I da RDC 20/11, deverá ser prescrita por profissionais legalmente habilitados em duas vias, de formalegível e sem rasuras, para que não induzam a erro ou troca de medicamentos no momento da dispensação. Apesar de não existir um modelo de receituário específico para a prescrição de antimicrobianos, areceita deve conter obrigatoriamente as seguintes informações, preenchidas pelo prescritor:
- receituário em duas vias;
- identificação do paciente: nome completo, idade e sexo;
- nome do medicamentoou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB);
- dose ou concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade (em algarismos arábicos);
- identificação doemitente: nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional ou nome da instituição, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo);
- data de emissão.
A inclusão dos dadosde idade e sexo na receita visa ao aperfeiçoamento do monitoramento do perfil farmacoepidemiológico.
Em situações de tratamento prolongado, a receita deverá conter a indicação de uso contínuo com aquantidade a ser utilizada para cada trinta dias. Ela poderá ser usada para aquisições posteriores dentro de um período de noventa dias a contar da data de sua emissão. No caso de tratamentosrelativos a programas do Ministério da Saúde que exijam períodos diferentes de tratamento, a receita/prescrição e dispensação deverão atender às diretrizes do programa.
Além de antimicrobianos, areceita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos, desde que não sejam de controle especial. Não há limitação do número de medicamentos que podem ser prescritos por receita. A receitaé válida em todo o território nacional por dez dias a contar da data de sua emissão.



Lista de Antimicrobianos Sujeitos a Controle (Anexo I da RDC 20/11)

1. Ácido clavulânico
2. Ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antibióticos novas regras
  • REGRAS DE PRESCRIÇÃO E DECADENCIA
  • Antibióticos
  • antibioticos
  • Antibioticos
  • Antibióticos
  • Antibioticos
  • Antibioticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!