Regra nº05 do basquete

2996 palavras 12 páginas
Regra 05: violações
Art. 22 Violações
22.1 Definição
Uma violação é uma infração das regras.
22.2 Penalidade
A bola será concedida aos adversários para uma reposição no local mais próximo da infração, exceto diretamente atrás da tabela, a menos que esteja determinado de outra forma nestas regras.
Art. 23 Jogador fora da quadra e bola fora da quadra
23.1 Definição
23.1.1 Um jogador está fora da quadra quando qualquer parte do seu corpo está em contato com o solo ou com qualquer objeto, exceto um jogador, na, acima ou fora das linhas limítrofes.
23.1.2 A bola está fora da quadra quando ela toca:
• Um jogador ou qualquer outra pessoa que está fora da quadra
• O piso ou qualquer objeto na, acima ou fora das linhas limítrofes.
• Os suportes da tabela, a parte posterior da tabela ou qualquer objeto acima da quadra de jogo.
23.2 Regra
23.2.1 Quem causa a saída da bola da quadra é o último jogador a tocá-la ou ser tocado por ela antes dela sair da quadra, mesmo que a bola saia da quadra por tocar algo diferente de um jogador.
23.2.2 Se a bola sair da quadra por tocar ou for tocada por um jogador que está na ou fora das linhas limítrofes, esse jogador é o responsável pela saída da bola.
23.2.3 Se um jogador (es) se move(m) para fora da quadra ou para sua quadra de defesa durante uma bola presa, uma situação de bola ao alto ocorre.
Art. 24 Drible
24.1 Definição
24.1.1 Um drible é o movimento de uma bola viva feito por um jogador com o controle dentro da quadra, que a lança, dá tapas ou rola a bola no piso ou a lança deliberadamente contra a tabela.
24.1.2 Um drible começa quando um jogador que obteve o controle de uma bola viva na quadra de jogo, lança, dá tapas, rola, dribla a bola no piso ou deliberadamente a lança contra a tabela e a toca novamente antes que ela toque outro jogador. AS
Um drible termina quando o jogador toca a bola com ambas as mãos simultaneamente ou permite que a bola pare em uma ou ambas as mãos.
Durante um drible a

Relacionados

  • projeto pedagogico
    30866 palavras | 124 páginas
  • as concepiçoês pedagogicas na historia da educação brasileira
    57146 palavras | 229 páginas