REGISTROS HISTÓRICOS DO ACRE

Páginas: 12 (2762 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
SUMÁRIO

REGISTROS HISTÓRICOS DO ACRE
1. OCUPAÇÃO PIONEIRA.................................................................................02
2. A TENTATIVA BOLIVIANA DE DOMÍNIO DA REGIÃO................................03
3. A AÇÃO DE PLÁCIDO DE CASTRO NA CAUSA ACREANA......................04
4. O ACRE ÉBRASILEIRO................................................................................05
5. A QUESTÃO FRONTEIRIÇA COM O PERU.................................................06
6. A PRODUÇÃO DA BORRACHA E A INCOPORAÇÃO DO ACRE AO BRASIL...........................................................................................................06
7. ELEMENTOS HUMANOS FORMADORES DA SOCIEDADE DOSSERINGAIS.....................................................................................................07
8. O INDÍGENA DO ACRE E SUA CONTRIBUIÇÃO À NOVA SOCIEDADE..07
9. O SERINGAL..................................................................................................08
10. A FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS NÚCLEOS URBANOS E SUAS SINGULARIDADES LOCAIS..........................................................................09
11. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...............................................................10

REGISTROS HISTÓRICOS DO ACRE

1. OCUPAÇÃO PIONEIRA

A conquista do espaço, formado por terras hoje acreanas, teve seu início no século XIX, quando seus vales começaram a ser percorridos por pescadores e coletores de produtos florestais, pioneiros batedores com atividade única e exclusiva de investida particulares, antecipando – se àiniciativa oficial brasileira.
Algumas controvérsias existem sobre quem chegou a atingir, em primeiro lugar, as terras acreanas, independente das mesmas pertencerem, de direito, através de tratados a bolivianos e a peruanos.
Entre os pioneiros brasileiros, João da Cunha Corrêa- quem desenvolveu atividades políticas, econômicas e sociais em benefício da região ocupada, e Manuel Urbano- mestiçoamazonense, considerado o descobridor heroico da primeira seringueira no Purus em 1861 tiveram a missão de reconhecimento dessa região através dos principais cursos d’água tendo como tarefa a descoberta de comunicação com a Bolívia, visando à sua utilização no transporte de bovinos daquele país.
Apesar do objetivo proposto não ter sido concretizado nessa jornada foram descobertas as terras novas, hojeacreanas, tornando possível com isso o conhecimento de dados sobre a região.
Prosseguindo essa fase inicial de reconhecimento e estudo da nova região, em 1864-1865 o geógrafo e engenheiro inglês, delegado da sociedade de geografia de Londres, William Chandless, em missão oficial científica de seu país subiu ao Purus até seus últimos formadores, bem como o Acre até as proximidades de suasnascentes, completando assim a tarefa de Manuel Urbano e a de João da Cunha Corrêa, uma vez que em 1867 explorou da mesma maneira o Juruá.
Muito embora outros viajantes continuassem a percorrer o território já o fizeram, porém numa fase em que a preocupação era marcada pelo extrativismo da borracha e pelo povoamento. Ao contrário dos primitivos viajantes que tiveram rápidos contatos com a região emcaráter meramente geográfico político. A iniciativa econômica só frutificou com o empreendimento gumífero que encetou a ocupação e a exploração econômica do Acre marcada pela chegada dos extratores pioneiros que buscavam a região com objetivo de extrair a riqueza líquida que em abundância jorraria de suas madeiras, de maneira inversa as demais regiões da Amazônia, caracterizadas em sua formação pelaexistência de outras atividades econômicas, além do extrativismo do látex .
Em 1866 já se encerra o primeiro ciclo que se pode denominar geográfico do desbravamento do Purus, do Acre e do Juruá.
Iniciava-se de fato a colonização da região onde, João Gabriel vinha do Ceará em símbolo do pioneirismo nordestino dessa fase, deu início aos trabalhos de organização do primeiro seringal do Acre....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O histórico do Acre
  • A Importância do registros históricos
  • Registro histórico sobre o alto do gantois e algumas narrativas
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!