Registro valvulas estruturas hidraulicas

Páginas: 10 (2282 palavras) Publicado: 19 de maio de 2015
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

DANIELE MEDEIROS DE SOUSA TEOTONIO
ELISANGELA MORO
FERNANDA BURILLI







ESTRUTURAS HIDRÁULICAS
TRABALHO DE PESQUISA: REGISTRO E VÁLVULAS







FOZ DO IGUAÇU
2015
DANIELE MEDEIROS DE SOUSA TEOTONIO
ELISANGELA MORO
FERNANDA BURILLI





TRABALHO DE PESQUISA: REGISTRO E VÁLVULAS




Trabalho de pesquisa apresentado ao Curso Técnico de Hidrologia do InstitutoFederal do Paraná, como requisito parcial de avaliação.





FOZ DO IGUAÇU
2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4
2. Objetivo 5
3. Registro 6
4. Válvulas 7
4.1. Válvula de gaveta 8
4.2. Válvula borboleta 9
4.3. Válvula agulha 10
4.4. Válvula de esfera 11
4.5. Válvula de retenção 12
4.6. Válvula pé com crivo 13
4.7. Válvula ventosa 14
5. Conclusão 16
6. Referências 17














1. INTRODUÇÃO


As válvulashidráulicas são elementos que realizam determinando comando. Podem ser definidas como dispositivos que compõe as tubulações dos sistemas hidráulicos, e basicamente exercem funções de bloqueio, retenção e regulagem (controle de fluxo).
Para tais funções citadas acima existem as seguintes válvulas:
Válvulas de bloqueio: destinam-se apenas a estabelecer ou interromper o fluxo, ou seja, só devemtrabalhar completamente abertas ou completamente fechadas.
Válvulas de regulagem, que são destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo trabalhar em qualquer posição de fechamento parcial.
Válvulas de retenção são válvulas que permitem o fluxo em um só sentido, utilizadas para impedir o retorno deste fluxo.
Existem diversos tipos de válvulas, cada qual com suas características próprias,de forma que cada uma atende a alguma das funções citadas, que por sua vez apresentam vantagens e desvantagens. São essas características que determinam a viabilidade de utilização de uma válvula em uma determinada aplicação.









2. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo a apresentação de registro e válvulas mais usuais na hidráulica, e uma breve abordagem sobre suas vantagens edesvantagens.





























3. Registro


Figura 1. Modelos de registro.

Também conhecido como válvula globo o registro de pressão é utilizado para controle de vazão, sendo que a vedação é feita entre a sede metálica e o vedante. (Ex.: Aplicado ao sub-ramal do chuveiro). E ainda para bloquear ou controlar o fluxo de água na tubulação.
O registo de pressão possui passagem reduzida, o quepermite uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registo.
Diferente do registo de gaveta, o registo de pressão possui sentido de fluxo e se for instalado de forma errada, impedirá quase que por completamente a passagem de água, por isso deve-se prestar atenção na hora de sua instalação.
Consiste de um disco apertado contra um orifício porum eixo roscado. O corpo da válvula é aproximadamente esférico, visto por fora e está projetado de forma a desviar o fluxo para entrar perpendicularmente ao disco de vedação. São previstas para fluxo unidirecional e não permitem o contra-fluxo, porque o disco, que normalmente é “pivotante” em um eixo que fica dentro da haste de fechamento, age como uma válvula de retenção. As válvulas de agulha sãoum caso particular das de globo e vice-versa. (AZEVEDO NETTO, 1998).
Vantagens: Entre as principais vantagens no emprego das válvulas globo, pode-se enumerar o controle parcial do fluxo, acionamento mais rápido que as válvulas de gaveta, perfeita estanqueidade, a variedade dos meios de ligação, aplicação em larga gama de pressão e temperatura e ter uma fácil manutenção. Podem ser instaladas paraoperações frequentes

Desvantagens: Entre as principais desvantagens no emprego das válvulas de globo, pode-se enumerar que não admitem fluxo nos dois sentidos e a perda de carga excessiva nos modelos com passagem em “S”. Possui uma elevada perda de carga (perda da pressão e vazão de uma instalação hidráulica), em relação à pressão proporcionada pela instalação, sem promover nenhum desgaste nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Registros e Valvulas
  • Válvulas hidráulicas
  • valvulas hidraulicas
  • Automação hidráulica e válvulas
  • Tipos de valvulas
  • Tubos, conexões e válvulas hidráulicas
  • Tipos de valvulas
  • Estruturas Hidraulicas Continentais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!