Registro de preços

Páginas: 15 (3577 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Registro de Preços



RESUMO

Este é um trabalho analítico do sistema de implantação do Registro de Preços como forma de aquisição de materiais permanentes feito pelo Tribunal de Justiça do Paraná, utilizando-se apenas do material: físico, lógico e humano disponível. Atendendo aos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência que devem ser aplicados emcompras efetuadas por órgãos públicos. Da avaliação à implantação, passando por todos os estudos projetos e perspectivas decorrentes e com o comprometimento da transparente prestação de contas, confirmando ser este o método mais eficaz e adequado.
Aquisição. Estocagem. Distribuição. Administração.

1 - INTRODUÇÃO
A administração de estoque tem sido a preocupação de muitos gestores públicos. Como advento da Lei Complementar 101 de 4 de maio de 2.000 esta preocupação passou a ser o objetivo a ser alcançado e cumprido. Para explicarmos como transformar um sistema vicioso ou acomodado em um projeto adequado à realidade conceitual de melhoramento de uso dos recursos públicos, temos que apresentar a mudança na forma de aquisição de bens (neste caso bens permanentes) possibilitada pelo“Registro de Preços” na hora de lançar um edital como sendo uma melhor opção em comparação aos demais métodos. A economia não se resume apenas na diminuição do espaço necessário para armazenamento destes bens e sim em uma complexa organização logística exigindo infra estrutura de veículos, pessoal, material de consumo e sistema de informação entre outros. “A implantação do Registro de Preços” não é umaobra pra se torcer por bons resultados, objetiva economia e velocidade; e antes mesmo de implementado é possível antever que atenderá aos princípios de “economicidade”. Este não é apenas um trabalho para atender uma exigência para conclusão de curso é a apresentação de como o Registro de Preços foi benéfico ao judiciário paranaense e um aprendizado pra vida. Bem associado, podemos usar em nossaprópria economia pessoal, empresarial e até doméstica.
2 – MATERIAL E MÉTODO
A administração de material não é algo recente, existe desde a Antiguidade através das trocas de caças e de utensílios até os dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano. Com a Revolução Industrial, acirrou-se aconcorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que compras e estoques ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos dos sistemas de fabricação e estocagem, que passaram a ser em maior escala.
O trabalho antes artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo com que a produção evoluísse para umestágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos com maior importância pelas administrações.
Com a constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso à Administração de Materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de umaorganização.
Com o passar dos tempos e a evolução, percebeu-se que um dos fatos mais marcantes e que comprovaram a necessidade de que materiais devem ser administrados. Isso foi comprovado após as duas grandes Guerras mundiais e as conquistas de Napoleão Bonaparte.
Em todos os embates, de Napoleão e nas duas Guerras Mundiais, ficou comprovado que o fator abastecimento se constituiu num elemento devital importância e que determinou o sucesso ou o insucesso dos empreendimentos.
Segundo Ramos (2005, p. 3), o estoque de um Órgão pode ser monitorado através do Controle Permanente ou do Controle Periódico. O Controle Permanente monitora o estoque permanentemente.
Assim, em qualquer momento que se desejar saber o saldo existente de uma determinada mercadoria em estoque, é só acessar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • registro de preços
  • Sistema de Registro de Preços nos Desastres
  • Sistema de registro de preço
  • sistema de registro de preços
  • Sistema de Registro de Preços
  • Curso de registro de preços
  • ARTIGO: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
  • sistema registro de preços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!