Registro de Leitura Irandé Antunes

Páginas: 4 (988 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
Capítulo 1: A língua e a identidade cultural de um povo.
Segundo Irandé Antunes, língua, cultura, identidade e povo não podem ser isolados, pois possuem uma conexão. Se forem isolados, perdem seusobjetivos que são para fins de interação social.
A escola e a sociedade possuem uma visão reduzida de língua, focando somente no domínio da morfossintaxe, e com isso, os efeitos de sentido e asfinalidades comunicativas são deixados de lado. Mas houve o surgimento de novas concepções, onde se deixou de considerar somente o estudo da língua para considerar e estudar também as intenções sóciocomunicativas.
A língua, por um lado, é um sistema em si mesmo, onde é autônoma. Por outro lado, é um sistema em uso, dependente da cultura dos usuários. Sendo assim, ela deixa de ser somente umconjunto de signos para se tornar um fenômeno social. Analisar a língua fora do contexto de interação é obscurecer o seu sentido, o seu poder de significar, dar sentido e de se expressar. Ainda sobrelíngua, Antunes mostra que não existe uma forma padrão e concreta, o que existe são diferentes falares e particularidades em determinadas culturas. A língua sempre está em movimento, e por meio das vozes dosantecedentes é que as coisas foram ganhando significado. Devido a isso, ela está embutida na trajetória de nossa vida, e, portanto, é nossa identidade.
A diferença de falares é vista como erro, eum exemplo dessa ideia preconceituosa é o português de Portugal e o português do Brasil. Diante disso, surge a concepção de “língua certa” e a “língua errada”. Essas distorções são reforçadas pelaescola, que deixa de mostrar que o que existe é a língua que muda, que varia. O preconceito linguístico está em apontar como erro o que na verdade são apenas mudanças.
No caso de regras da língua, éadotado normas e o seu conceito pode implicar normatividade e regularidade. A norma ultrapassa os limites da gramática e do léxico, e está presente na cultura, crença e identidade de grupos sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • irandé antunes
  • Irandé antunes
  • Resumo ANTUNES, Irandé
  • Irandé Antunes "Muito além da gramática"
  • Fichamento Irande antunes
  • pedagogia irandé antunes
  • Análise de textos, Irandé Antunes
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!