regiosudeste 110914151717 phpapp01

382 palavras 2 páginas
Região Sudeste

Sudeste
• A região Sudeste do Brasil é composta pelos estados de São Paulo, Minas
Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Folclore do Sudeste
• Na região Sudeste, podemos destacar várias lendas e contos folclóricos. Estes contos estão ligados à cultura da região e servem como elementos de entretenimento ou de divulgação da sabedoria popular. As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro. • Com relação às danças folclóricas do Sudeste, podemos destacar:
Batuque, Catira (Cateretê), Canaverde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e
Fandango.

Artes
• As festas típicas da região são marcadas pela influência africana, como as congadas, a festa do Divino Espírito Santo, reisados, lundus, sambas etc.
Além disso, a cultura caipira é muito presente no interior dos estados de São Paulo,
Minas Gerais e Espírito Santo.

Culinária
• A culinária do Sudeste é muito rica e diversa, variando de estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada. Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca. São Paulo não possui uma cozinha típica, dado que cada comunidade de imigrantes manteve seus hábitos alimentares, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza

População
• A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha).
A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São
Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de
Janeiro, com 15 milhões)

Clima
• A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
• No Sudeste, como em qualquer região,
as

Relacionados