Regionalização amazÔzica

2934 palavras 12 páginas
A REGIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

RESUMO
Este artigo aborda a regionalização da Amazônia no atual período de globalização, perante uma perpesctiva sócia econômica e ambiental, discutir os diversos conceitos de região.
A Amazônia detém uma área diversa e ampla, sua regionalização tem sido motivo de muitos estudos nesta área. Umas das perspectivas abordadas que são de fundamental importância para entendermos este processo é a regionalização sócio econômica e a ambiental tendo as duas uma grande interferência do atual processo de globalização que se acentua nos diversos territórios e a busca de lucro tem feito da Amazônia uma grande região a ser explorada, por outro lado, perspectivas ambientais tem grande discurção perante a as sociedade.

Palavras chave:regionalização Amazônia sócio econômico ambiental

INTRODUÇÃO
Como ponto de partida, na análise regional, algumas questões centrais devem ser retomadas, entre alas, a distinção entre região, enquanto conceito, e regionalização, enquanto método ou instrumento de análise. Assim, partimos do pressuposto de que região e regionalização são concepções que envolvem posições teóricas distintas.
A região adquire alguns aspectos, Segundo Haesbaert (1999) enfatiza que, enquanto a região adquire um caráter epistemológico mais rigorosa, com uma delimitação conceitual mais consistente, a regionalização pode ser vista como um instrumento geral de análise, um pressuposto metodológico para o geógrafo e, nesse sentido, é a diversidade territorial como um todo que nos interessa, pois a principio qualquer espaço pode ser objeto de regionalização, dependendo dos objetos definidos pelo pesquisador.
Com relação a este aspecto, observar-se que a infinidade de recortes espaciais produzidos pelos diversos métodos de regionalização, e que variam conforme o aspecto enfatizado na construção da diversidade territorial, desde os aspectos naturais como o clima e os aspectos culturais ou econômicos.
A varias definições para

Relacionados