Regionalização

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Posta assim a questão, desta forma (construtivamente) provocatória, direi que o alegado centralismo do Porto, a existir, será sempre muito mais justo do que o centralismo atual (é incorretodesigná-lo por “lisboeta”). Porquê?

Primeiro, porque o voto do ‘nortenho’ nessa situação passaria a ser pelo menos três vezes mais forte do que atualmente, pois o universo eleitoral da prevista Região Norte(com o Porto) é cerca de três vezes menor do que o universo nacional (isto em ordem de grandeza, claro). Sendo assim, seria muito mais fácil a todos os transmontanos e minhotos influenciarem, com oseu voto, as decisões que viessem a ser tomadas, no Porto (ou noutra sede regional), sobre os destinos da sua Região, do que misturados com os votos de alentejanos, beirões, algarvios, lisboetas,ribatejanos, ou ilhéus. Que quando votam pensam em tudo, menos nas necessidades concretas e específicas das outras Regiões que não as suas próprias!

Por outro lado, Trás-Os-Montes ou o Minho não ficarão“separados” do resto do País, com a Regionalização. O “centralismo de Lisboa” continuará sempre a existir, só que limitado exclusivamente aos assuntos de interesse nacional, nos quais o voto de todosos portugueses conta em total pé de igualdade!

No entanto, com a existência de órgãos regionais legítimos e democraticamente representativos, os assuntos e temas políticos de interesse exclusivode cada Região (e não são assim tão poucos) seriam decididos apenas pelos respetivos eleitores, como aliás já acontece com os Municípios e as Freguesias (e ninguém questiona), deixando de haver aatual promiscuidade em que todas as Regiões são dirigidas pelo Governo, que não é “de Lisboa” mas sim de todos os portugueses, que quando nele votam estão preocupados com as matérias da sua competência enão com os assuntos regionais! E também os governantes sabem que, quando forem julgados, o serão pelo que fizeram no País como um todo, e não em cada Região!

Pelo que o voto dos portugueses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regionalizaçao
  • Regionalização
  • REGIONALIZAÇÃO
  • regionalizaçao
  • Regionalização
  • Regionalizaçao
  • Regionalização
  • Regionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!