Regionalização

Páginas: 4 (766 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
AULA 1 - Regionalização dos espaços mundiais: repensando classificações
Classificar determinados objetos, eventos ou fenômenos implica separá-los, ordená-los e agrupá-los segundo determinadoscritérios e objetivos. Durante muito tempo, a Geografia, de modo geral, e a geografia escolar, em particular, operaram com classificações de países segundo seus níveis de desenvolvimento econômico-social ouorganização do modo de produção. Assim, classificações de países como desenvolvidos, subdesenvolvidos, em desenvolvimento, 1º, 2º e 3º mundo, países ricos e países pobres, entre outras, povoaram oslivros escolares, muitas vezes sem explicitar os critérios e indicadores utilizados ou até mesmo ficando à margem do profundo e acelerado conjunto de mudanças que vêm afetando os quatro cantos doplaneta nas duas últimas décadas.
Entre elas, as extraordinárias inovações tecnológicas nos meios de transporte, comunicação e informação, o advento da globalização (ainda que centrada na economia,comunicação e informação), a consolidação de conglomerados transnacionais e do sistema financeiro global (atores cada vez mais desterritorializados), o desmoronamento do “socialismo real”, surgimento oudesaparecimento de novos Estados nacionais, a emergência de redes geográficas de alcance planetário, a constituição de blocos comerciais regionais, o elevado crescimento econômico de “países emergentes”e outros. Vale a pena citar a dinâmica espacial dos circuitos ilegais da economia (sobretudo o narcotráfico) e dos chamados grupos terroristas, que utilizam redes de comunicação modernas e frações dediversos territórios como base de suas operações.
Também parece cair por terra a certeza de que as fronteiras nacionais estavam com os dias contados, já que recrudescem formas de vigilância econtrole de acesso aos territórios, num “retorno do território” especialmente nos Estados Unidos e na Europa ocidental, não raro alegando questões de segurança nacional. Conflitos e guerras regionais, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regionalizaçao
  • Regionalização
  • REGIONALIZAÇÃO
  • regionalizaçao
  • Regionalização
  • Regionalizaçao
  • Regionalização
  • regionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!