Regimes de tributação: um estudo de caso em microempresa de

Páginas: 77 (19105 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
AJES - FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO VALE DO JURUENA BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGIMES DE TRIBUTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM MICROEMPRESA DE JUÍNA/MT

Autora: Bruna Marcante Orientadora: Prof.ª Ms. Cleiva Schaurich Mativi

JUÍNA/2011

AJES - FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO VALE DO JURUENA BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGIMES DETRIBUTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM MICROEMPRESA DE JUÍNA/MT

Autora: Bruna Marcante Orientadora: Prof.ª Ms. Cleiva Schaurich Mativi

“Monografia apresentada ao curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Ciências Contábeis”.

JUÍNA/2011

AJES - FACULDADE DE CIÊNCIASCONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO VALE DO JURUENA

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________ Prof.ª Esp. Angela Maria Dalberto

____________________________________________ Prof. Esp. Nataniel Tomasini

______________________________________________ Prof.ª Ms. Cleiva Schaurich Mativi ORIENTADORA

Dedico este trabalho a todos os meus familiares e amigos que no período dedesenvolvimento deste trabalho me apoiaram, com carinho, dedicação e sempre me ajudaram com paciência a superar cada fase difícil que encontrei.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a “Deus” pela vida, pois o que seria de mim sem a fé que tenho nele. Aos meus pais Pedro e Ivanilde, meu irmão Breno e cunhada Gisele, que me ensinaram a ser persistente em meus objetivos, que me deram carinho, apoio enão mediram esforços para que alcançasse essa etapa de minha vida. A todas as minhas amigas, em especial a Ana Maria, Selma, Thaís e Fabiana que no período acadêmico compartilharam comigo todos os momentos, apoiando-me e incentivando com muita paciência todo o aprendizado. A professora orientadora Cleiva Schaurich Mativi por seu apoio e inspirações em conhecimentos e conceitos que me levaram aexecução e término desta monografia. A todos os professores no geral que contribuem e são muito importantes para nosso aprendizado e crescimento. Agradeço a empresa que me forneceu todos os dados para conclusão deste trabalho. Agradeço a todas as pessoas que de certa forma contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.

“Que eu seja um grande sonhador. E se eu sonhar não terei medo de falhar. Ese eu falhar repensarei a minha vida. Mas, não desistirei. Os perdedores vêem os raios, e diante dos conflitos, dos estresses se amedrontam. Os vencedores vêem a chuva, e mesmo que o mundo desabe sobre eles, enxergam a oportunidade de cultivar”. (Augusto Cury)

RESUMO O presente trabalho tem como tema Regimes de Tributação: um estudo de caso em Microempresa de Juína/MT. Buscou-se entãodesenvolver uma análise comparativa entre os Regimes de Tributação Simples Nacional e Lucro Presumido na Empresa Estudada, para analisar qual a melhor opção tributária que permita para a empresa menor ônus tributário. Procedeu-se então uma pesquisa bibliográfica e documental, um estudo de caso aplicado a uma Microempresa estabelecida em Juína/MT, no ramo de comércio varejista de artigos do vestuário eacessórios. Oferecendo ao leitor alguns tópicos que os levam a compreender a importância da Contabilidade e o Planejamento Tributário na empresa, fornecendo informações sobre as particularidades do regime tributário Simples Nacional e Lucro Presumido para Micro e Pequenas Empresas. Foram apresentados os cálculos dos tributos em forma de quadros, conforme cada regime tributário, através de dadoscoletados para estudo nos períodos anuais de 2008, 2009 e 2010 pela empresa estudada. Os resultados obtidos através dos cálculos nos respectivos anos induzem a conclusão de que o Simples Nacional é o que proporciona para empresa estudada uma redução maior em sua carga tributária comparada ao Lucro Presumido.

Palavras-chave: Análise comparativa, Simples Nacional, Lucro Presumido.

LISTA DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regimes tributários: estudo de caso
  • Regime de tributação
  • Regime de Tributação
  • REGIMES DE TRIBUTAÇÃO
  • MELHORIA CONTÍNUA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS
  • Regimes de tributação
  • REGIME DE TRIBUTAÇÃO
  • Regimes de tributação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!