Regime de caixa

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
REGIME DE CAIXA
Regime de Competência: o registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber) 

A Contabilidade seutiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (qdo Gerados), na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização doserviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato. 

Regime de Caixa: diferente do regime de competência oRegime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. 

Porém para se medir os resultados de uma companhia,recomendo que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não se considera. 

Etalvez a depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro você precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que você ganha hoje, o seu lucro, cobretambém essa depreciação.
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/regime-de-competencia-x-regime-de-caixa/20654/
Existem três tipos de normas contábeis que guiam o controle eregistro do patrimônio de uma empresa, são eles: Regime de caixa, regime de competência e regime misto. Neste artigo vamos tratar de explicar o que é regime de caixa.
Neste regime as receitas edespesas são contabilizadas somente quando elas entram  no caixa. independentemente do momento em que são realizadas. Desta forma só será considerado e também tributado o dinheiro que foi recebido, quandoa parcela foi paga pelo cliente e não no momento em que se emite a nota fiscal.
Este tipo de regime favorece as empresas que trabalham muito com vendas a prazo e prestação de serviço pois o imposto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regime de caixa e regime de competência
  • Regime de caixa
  • REGIME DE CAIXA
  • Regime de caixa e regime de competência
  • Regime de competencia e regime de caixa
  • Regime caixa e regime competência
  • Regime de caixa
  • Regime de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!