Regiao Sul

Páginas: 10 (2424 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
IESB - Curso Técnico em Cozinha
Alunos: Cergina
          Murilo
        Stela
Disciplina: Nutrição básica
Professor: Cleber
Disciplina: Nutrição básica









Culinária da Região Sul













Brasília
2015

Sumário






Introdução 3

História da culinária da Região Sul 4

Conclusão 9

Bibliografia 10

Anexos (receitas) 11Introdução

A culinária da Região Sul do Brasil foi fortemente influenciada pela culturas europeias devido as imigrações ocorridas durante do século XIX e XX. Principalmente pelos italianos e alemães no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e por poloneses e ucranianos no Paraná.
Contou também com a herança indígenas, como no uso de utensílios de barro e da farinha de mandioca; dos portugueses eaçorianos obtiveram o apreso por frutos do mar e peixes.
No Rio Grande do Sul, grande produtor de carne bovina, o destaque é o churrasco e o arroz carreteiro, que era feito durante as caravanas que levava gado para o resto do país há mais de dois séculos.
Em Santa Catarina há um grande consumo de peixes, por conta do litoral de grande extensão. E mantem viva a tradição dos alemães de consumirembutidos e geleias.
O Barreado (cozido de carne feito em panela de barro) e o pinhão assado (semente da Araucária) são os carros-chefes da gastronomia paranaense.
O clima frio da região favoreceu o cultivo de uva e a produção de vinhos, que tornaram-se um dos principais acompanhantes de diversos pratos da culinária local.
























Região Sul do Brasil

A Região Sul do Brasil é formadapelos estados Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A ocupação dessa região obedeceu a um padrão distinto do restante do país. A presença de um clima temperado, responsável pelas temperaturas mais baixas registradas no Brasil durante o inverno, atraiu imigrantes de diversas localidades europeias. Ao contrario da monocultura baseado no trabalho escravo praticado em outras partes do país, odesenvolvimento da região teve como base a pequena propriedade rural e a policultura.
Os índios ocuparam a região na época do descobrimento; espanhóis e portugueses chegaram com as missões jesuíticas e os negros foram trazido como escravos.
No Rio Grande do Sul, os luso-brasileiros se fixaram nas áreas campestres, com base nas atividades pastoris; enquanto que eslavos (ucranianos e poloneses) e alemãesas zonas florestais, à partir das pequenas propriedades rurais; os italianos se fixaram nas encostas superiores do Planalto, fundando cidades como Caxias, Garibaldi, Bento Gonçalves entre outras.
Em Santa Catarina ocorreu a imigração de alemães e italianos no século XIX, enquanto que no século XX a imigração foi mista, composta de elementos nacionais e descendentes de colonos italianos do RioGrande do Sul. Os alemães se concentraram no Vale do Itajaí, fundando cidades como Joinville, Blumenau e Brusque, enquanto os italianos se fixaram na região do Vale do Tubarão, fundando cidades como Criciúma, Urussanga e Siderópolis.
No Paraná, ocorreram durante o século XIX imigrações de alemães, ucranianos e poloneses. Italianos e holandeses também migraram para a região, mas em menor proporção. Noinício do século XX ocorreu um extravasamento da cafeicultura paulista, atraindo agricultores japoneses, colonos europeus e brasileiros para o norte do estado. Em seguida ocorreram movimentos desordenados de caboclos e colonos, entre Ponta Grossa e Maringá, baseados na cultura de ervas e pinhais.
Até a primeira metade do século XX a agropecuária permaneceu como principal atividade econômica dosestados da região Sul. As primeiras fábricas da região surgiram com o advento de pequenos e médios empreendimentos familiares, ainda no final do século XIX, que nas décadas seguintes alcançaram maior desenvolvimento. Posteriormente, com os incentivos do governo brasileiro, na década de 1950, atraiu empresas multinacionais para o país, buscando aproveitar essa atmosfera industrial.
Atualmente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regiao sul
  • Regiao sul
  • A região Sul
  • Região sul
  • Regiao sul
  • região sul
  • região sul
  • Região Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!