Regiao sudeste

Páginas: 10 (2397 palavras) Publicado: 15 de julho de 2014
Introdução
Iremos relatar nesse trabalho características sobre a região sudeste, como:
Aspectos Físicos; A ocupação do sudeste; A organização do espaço atual; A economia industrial; sua cultura e pontos turísticos.
Com esse trabalho poderão entender a importância da região sudeste para o Brasil por meio da sua diversidade produção entre outros aspectos.REGIÃO SUDESTE: ASPECTOS FÍSICOS
A Região Sudeste é composta pelos estados do Espírito Santo (ES – Vitória), Minas Gerais (MG – Belo Horizonte), Rio de Janeiro (RJ – Rio de Janeiro) e São Paulo (SP – São Paulo).
O Sudeste foi a região que teve sua vegetação original mais devastada pela ação humana. Isso acontece até os dias atuais. Desde o final do século XVIII, a cobertura vegetal começou aceder lugar às plantações de café, importante atividade econômica desenvolvida na região.
A vegetação da Região Sudeste é muito diversificada, sendo constituída, principalmente, por:
1.Mata Atlântica
2. Cerrado
3. Caatinga
4. Vegetação Litorânea
A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos do mundo em biodiversidade. Para assegurar a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica, foramcriadas várias organizações governamentais e não-governamentais (ONGs).
Um exemplo é a Fundação SOS Mata Atlântica, uma organização não-governamental que tem como objetivo promover a conservação da Mata Atlântica.
A vegetação de Cerrado, na Região Sudeste, recobria grandes áreas do estado de Minas Gerais. Era no norte desse estado que também se encontrava a Caatinga, em decorrência do climasemi-árido.
Nas regiões de ocorrência da Vegetação Litorânea, destaca-se a cobertura vegetal das Restingas e dos Manguezais.
A Região Sudeste destaca-se pelos climas tropical, tropical de altitude, litorâneo úmido e subtropical úmido.
O clima TROPICAL abrange parte dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Já o clima TROPICAL DE ALTITUDE, é comum nas áreas serranas do Sudeste.
O clima LITORÂNEOÚMIDO abrange praticamente todo o estado do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O clima SUBTROPICAL ÚMIDO abrange a porção do Brasil localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, compreendendo o sul do estado de São Paulo.
A maior parte do relevo da Região Sudeste encontra-se acima de 500m de altitude.Esse fato, associado à localização, explica a predominância do clima tropical de altitude emgrande parte do território.
A região Sudeste é abrangida pelas bacias hidrográficas do Rio Paraná, do Rio São Francisco e pelas bacias do Leste e do Sudeste.
Os rios Paraná, Tietê, Paranapanema, Paraíba do Sul, Doce e Jequitinhonha têm grande importância na região, servindo à geração de energia elétrica e à navegação.
É o caso, por exemplo, do rio Tietê, onde foram construídas importantes usinashidrelétricas com o objetivo de fornecer eletricidade para a região.


A OCUPAÇÃO DO SUDESTE
A decadência da economia do açúcar no Nordeste e adescoberta de ouro e pedras preciosas em áreas do atual estado de Minas Gerais, em meados do século XVII, fizeram com que muitas pessoas se dirigissem ao Sudeste.
Com aexploração do ouro, o centro político e econômico do Brasil foi deslocado deSalvador, para a cidade do Rio de Janeiro.
Na segunda metade do século XVIII, a produção aurífera já estava em decadência e boa parte da população da área mineira migrou em direção aos atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em busca de terrasférteis para a agricultura. Nessa época, o cultivo do café começava a despontar na região.
As primeiras plantações de café no Sudeste foram cultivadas noRio de Janeiro, em fins do século XVIII. Depois, a cafeicultura se expandiu, principalmente para São Paulo e Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, chegando até o atual Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.
Com a cafeicultura, a organização do espaço geográfico da Região Sudeste foi profundamente modificada:
1. Houve intenso crescimento das cidades;
2. A construção de ferrovias;
3. Houve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Região sudeste
  • Região Sudeste
  • Região: sudeste
  • Região Sudeste
  • Região Sudeste
  • região sudeste
  • Região Sudeste
  • Região Sudeste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!