Regiao hodrografica amazonica

675 palavras 3 páginas
REGIÃO HIDROGRÁFICA AMAZÔNICA

INTRODUÇÃO
A partir da Lei 9.433/97, definiu-se a bacia hidrográfica como a unidade territorial para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Na bacia hidrográfica a gestão dos recursos hídricos deve se dar de forma integrada, descentralizada e participativa, considerando as diversidades sociais, econômicas e ambientais do País.
Baseado nisso definiu-se a divisão hidrográfica adotada no Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH, apoiando-se em uma metodologia que proporciona o referenciamento de bases de dados para a sistematização e compartilhamento de informações por todas as regiões hidrográficas. Essa proposta foi encaminhada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH que, em sua IX Reunião Ordinária, ocorrida em 25 de junho de 2003, aprovou com algumas modificações, a proposta de Divisão Hidrográfica Nacional, considerando 12 grandes regiões hidrográficas no Brasil instituídas pela Resolução do CNRH N° 32, de 15 de outubro de 2003.
Com referência a esta base físico-territorial adotada pelo PNRH apresentamos a seguir uma breve caracterização de uma das 12 Regiões Hidrográficas (Região Hidrográfica Amazônica).

Região Hidrográfica Amazônica
A maior do mundo em disponibilidade de água

A Amazônia é conhecida mundialmente por sua disponibilidade hídrica e pela quantidade de ecossistemas, como matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados. Abriga, ainda, uma infinidade de espécies vegetais e animais: 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas; três mil espécies de peixes; 950 tipos de pássaros; e ainda insetos, répteis, anfíbios e mamíferos.
A Região Hidrográfica Amazônica é constituída pela bacia hidrográfica do rio Amazonas situada no território nacional, pelas bacias hidrográficas dos rios existentes na Ilha de Marajó, além das bacias hidrográficas dos rios situados no Estado do Amapá que deságuam

Relacionados

  • Geógrafo
    9159 palavras | 37 páginas
  • As aldeias indigenas do es
    27294 palavras | 110 páginas