regeneração de cenostigma tocantinum

1430 palavras 6 páginas
ANALISE DE CRESCIMENTO ENTRE PROGÊNIES DE PAU PRETO NA FASE DE MUDAS.

Rodrigo dos Santos SANTANA1, Ewerton Rosa dos REIS1, Talles Henrique Dias CORECHA1, José Raimundo Mamede Silva RABELO1, André da Silva MONTEIRO1, Emílio Emerson Alves da SILVA1.

Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a variabilidade de altura e diâmetro em mudas de pau preto, produzidas a partir de sementes de diferentes matrizes presentes no campus da UFRA. Foram realizadas coletas e beneficiamento das sementes, semeio, manutenção do experimento e após 60 dias, foram obtidos os dados de altura e diâmetro. O teste F da análise de variância não detectou diferenças significativas entre populações, ou seja, as mudas obtidas apresentam similares alturas e diâmetros do coleto aos dois meses de idade independente da matriz, o que indica que não variabilidade genética para a qualidade das mudas obtidas das diferentes progênies. No entanto, ressalta-se que é necessária a realização de pesquisas complementares com maior tempo de observação e acompanhamento do experimento.
Palavras-chaves: Cenostigma tocantinum, variabilidade genética, melhoramento florestal.

Introdução
O pau-preto (Cenostigma tocantinum Ducke) da família Caesalpiniaceae, é uma espécie florestal ocorrente no norte do Brasil, cuja madeira é utilizada na construção civil e a árvore para ornamentação (WARWICK & LEWIS 2009). Pode ser usada para reflorestamento devido ao seu rápido crescimento, tronco reto e copa frondosa e baixa suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças (GARCIA, et al 2008). A germinação das sementes de Cenostigma tocantinum Ducke tem sido objeto de estudos visando atender a grande demanda de mudas para programas de melhoramento florestal a fim de obter genótipos de qualidade. O melhoramento florestal ocorre através da seleção dos indivíduos superiores, obtidos em plantações comerciais, os quais serão submetidos a técnicas de melhoramento para comprovar sua superioridade genética, para produção

Relacionados

  • Ornitologia
    32850 palavras | 132 páginas