Regeneração

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
A regeneração entre o livre cambismo e o Proteccionismo (1851-1880)
A regeneração consiste num movimento politica e social, cujo objectivo é conciliar os diversos partidos do liberalismo eharmonizar os interesses da alta burguesia bem como os das camadas rurais e da pequena e média burguesia.
Então, procedeu-se á revisão da carta constitucional (eleições directas para a câmara dos deputados)e assegurou-se o rotativismo partidário (alternância de quem assume o poder politico), promoveu reformas económicas capazes de lançar o país no progresso económico.
É por todos estes factores queManuel Cabral reconheceu a regeneração como o “nome português do capitalismo”.
O desenvolvimento de infra-estruturas: transportes e meios de comunicação
A regeneração dedicou-se ao desenvolvimento dostransportes e meios de comunicação. Esta política designa-se por fontismo, em virtude do seu dinamizador se chamar António Fontes de Melo, um engenheiro chamada para chefiar o ministério das obraspúblicas, o comércio e a Indústria.
O primeiro grande investimento foi a construção ferroviária; a rede de estradas expandiu-se, Isto no mandato de Fontes Pereira de Melo. A este coube também o méritode implementar a revolução ferroviária. A primeira via-férrea foi inaugurada pelo rei D. Pedro V, em 28 de Outubro de 1856, que ligava Lisboa ao carregado e mais tarde a fronteira no Baixo Alentejo áVila Nova de Gaia, posteriormente o comboio já chegava ao Minho, á Beira Alta, Trás-os-Montes, Beira-Baixa. No fim do século, todo o país ficou ligado pela rede ferroviária. Tudo isto não seriapossível sem a construção de pontes.
Também os transportes e as comunicações tiveram um avanço significativo devido á:
Construção de pontes;
Instalação do telégrafo e do telefone.
O porto de Lisboa foiampliado na década de 80 e, no mesmo ano, deu-se inicio a construção do porto de artificie de Leixões.
Na segunda metade do século XIX, foi a vez dos correios, onde surgiram os primeiros selos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regeneração
  • Regeneraçao
  • REGENERAÇÃO
  • A regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração em pedro
  • Regeneração interior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!