Regeneração

Páginas: 2 (418 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
Regeneração
A Regeneração define um período da vida portuguesa do século XIX iniciado em 1851 pela insurreição militar liderada pelo marechal duque de Saldanha contra o último ministério de CostaCabral. A viragem estrutural que na segunda metade do século XVI se verificou com o início do colapso do Império Português do Oriente criou, em alguns portugueses, o desejo de uma "regeneração"nacional que levasse o país a progredir como os restantes países da Europa.
Esse projeto tomaria forma com a vitória do liberalismo em 1834. Considera-se que o momento alto desse liberalismo se situa noperíodo que se estende entre 1851 e 1868 com o movimento autodenominado Regeneração, cujo mentor foi, inicialmente, Alexandre Herculano. De resto, foi na casa de Alexandre Herculano em Lisboa que arevolta tomou forma. Foi aí que se planeou não só o movimento, como também os passos a dar após a vitória. Assim, em 7 de abril de 1851, Saldanha sai de Lisboa em direção a Sintra para resgatarpromessas de apoio que lhe haviam sido feitas, determinado a fazer eclodir o movimento. Parte para o norte, mas as receções de Coimbra e do Porto são dececionantes.
Após tantos desenganos, acaba por serefugiar na Galiza. De repente, o panorama altera-se radicalmente: no Porto, em 24 de abril o quartel de Santo Ovídio subleva-se, juntando-se-lhe a Municipal e o regimento de Infantaria 6.
Saldanha entrano Porto em triunfo em 27 de abril encontrando um exército e uma grande cidade que o apoiam. Logo no dia seguinte, envia missivas a todos os governadores civis declarando como objetivos do movimentoa reforma da Carta Constitucional e a queda do ministério de Costa Cabral, que acaba por ser demitido em 29 de abril de 1851, retirando-se para Espanha.
D. Maria II nomeia o duque da Terceira parapresidir ao novo ministério. Mas, por força das circunstâncias, a presidência teria de ser entregue ao chefe da insurreição vitoriosa. Em 15 de maio Saldanha entra em Lisboa e, a 17 ocupa o cargo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • regeneração
  • Regeneraçao
  • REGENERAÇÃO
  • A regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração em pedro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!