Regeneração em pedro

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
INTRODUÇÃO: Já vimos (1Pe 1.2) que Deus nos dá Tripla Garantia para a nossa salvação, isto é, (a) fomos eleitos e conhecidos como tais por Deus Pai, (b) somos separados do mundo pelo Espírito Santoe, como efeito da obediência de Jesus Cristo, (c) somos firmados em Aliança pelo Seu sangue.
Depois, vimos (1Pe 1.1 e 2e) que temos um Companheiro de Viagem em nossa peregrinação nesse mundo, isto é,o apóstolo Pedro. Ele também é um dos (a) eleitos de Deus (b) perseguidos por causa do nome do Senhor Jesus e que (c) vivem sob a graça redentora e fortalecedora do Espírito em manutenção da paz comDeus.
Hoje veremos (1Pe 1.3-5) que Deus Pai, em Sua misericórdia, nos regenerou com Triplo Propósito: (a) Ele nos regenerou para uma Viva Esperança, (b) para uma Herança Incorruptível e (c) para aSalvação a ser revelada. Veremos que cada propósito de Deus é viabilizado por algo especial. Assim, a Viva Esperança é viabilizada pela ressurreição de Jesus Cristo; a Herança Incorruptível é viabilizadapelo poder guardador de Deus; a Salvação é viabilizada pela fé (v.9).
TRANSIÇÃO: Observemos, a princípio, que Pedro reconhece ter Jesus o título de Senhor. Ao fazer isso, o apóstolo registra adivindade do Filho em carne ao mesmo tempo em que afirma a Sua procedência do Deus Pai. Textos como esse contribuíram para a confissão de que o Deus Filho é “Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai antes detodos os séculos, Deus de Deus, Luz da luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, da mesma substância do Pai” (Credo Niceno-Constantinopolitano, 325 e 381 d.C.).
Vemos, além disso,que a nossa regeneração é ação misericordiosa de Deus Pai. Já sabemos que fomos eleitos antes da fundação do mundo e que o Senhor nos sustenta com graça e em paz. Agora, o apóstolo nos educaacrescentando que somos regenerados por quê Deus não quis nos dar o mal que merecemos. Ao contrário, Ele misericordiosamente nos preserva por meio dos três meios já mencionados (a ressurreição de Cristo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regeneração
  • regeneração
  • Regeneraçao
  • REGENERAÇÃO
  • A regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração
  • Regeneração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!