Regência: um primeiro contato a frente de uma sala de aula.

Páginas: 11 (2616 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
REGÊNCIA: UM PRIMEIRO CONTATO A FRENTE DE UMA SALA DE AULA.

Resumo: Este trabalho apresenta reflexões e ações a partir de uma aula de Matemática ministrada em uma turma de 6ª série do ensino fundamental, onde houve muita indisciplina por parte dos alunos. E a falta de experiência da professora, já que esta se encontra em processo de formação ainda, fazia com que ela não conseguisse controlaresses alunos por muito tempo, ou seja, eles ficavam quietos, mas logo iniciavam a “bagunça” novamente.

Palavras-chave: Indisciplina, Formação de professores de Matemática, Ensino Fundamental.

1. Introdução

A elaboração de casos de ensino foi proposta a uma turma de Licenciatura em Matemática, que cursa a disciplina Estágio Supervisionado na Educação Básica 3.
Durante os estágiosanteriores e até mesmo em outras matérias do curso de Licenciatura foram estudados alguns casos de ensino, onde o objetivo principal é aproximar os alunos, futuros professores, da realidade do ensino, além de focar sempre na análise reflexiva feita pela turma em sala de aula.
A elaboração e leitura de casos de ensino podem possibilitar ao professor refletir sobre sua forma de atuar no ensino,aprendizagem, alunos, (in)disciplina, formas avaliativas, pois,

ao registrar tais situações e pensar sobre elas, tanto de forma solitária, como junto com demais colegas, as professoras aprendem, cada vez mais, o que é ensinar. [...] Discutindo situações escolares devidamente registradas, na forma de histórias/narrativas, as professoras podem perceber quais conhecimentos têm sido utilizados para ensinardeterminado conteúdo a seus alunos, para enfrentar determinados dilemas da profissão, para lidar com alunos com diferentes formas de aprender, etc. Mais que isso, podem discutir e analisar como tais conhecimentos que possuem sobre as melhores formas de ensinar foram e estão sendo construídos. Podem pensar sobre si mesmas, enquanto profissionais da educação. (NONO, MIZUKAMI)

“O fato de o ensinoser uma atividade incerta e imprevisível ajuda para que os professores enxerguem a necessidade de estar constantemente refletindo, estudando, problematizando as diversas situações que lhes são postas pelo exercício da docência.” (BRAGA, 2007, p. 134).
Com esse caso em particular, a partir da leitura, pretende-se chegar a uma reflexão, discussão e o posicionamento de cada um frente ao ocorrido.Portanto, o objetivo principal do trabalho apresentado é mostrar a realidade no ensino de hoje em dia, colocando em foco as dificuldades apresentadas em sala de aula, a forma adotada pela professora no momento, e diferentes formas que poderiam ser adotadas para solucionar o problema.

2. O caso de ensino “Regência: Um primeiro contato a frente de uma sala de aula”

Em uma manhã como outraqualquer a professora Tatiana caminhou até sua sala de 6ª série do Ensino Fundamental, de uma escola que se localiza em um distrito de sua cidade, ou seja, é um pouco distante e atende, em sua maioria, alunos que moram em chácaras, sítios, fazendas próximas e na própria vila. Nesse dia, segundo o horário proposto, seria aula dupla (duas aulas), porém como havia sido combinado anteriormente, quemministraria a aula seria uma de suas estagiárias em matemática.
A estagiária Júlia havia preparado sua aula seguindo o pedido da professora para que continuasse a matéria do livro didático, ou seja, soma e subtração de ângulos. Como eram duas aulas, Júlia fez seu plano de aula tendo em mente que na primeira aula poderia explicar a parte de soma de ângulos e realizar alguns exercícios sobre o tema, ena segunda a aula faria o mesmo com subtração de ângulos.
Por já conhecer a turma da 6ª série, e saber que os alunos são um tanto quanto “bagunceiros”, a professora alertou a estagiária perguntando se tinha certeza que iria ministrar aula naquela turma, mas Júlia afirmou que iria, e apesar do nervosismo por ser sua primeira aula ali, ela estava bastante animada.
Júlia entrou na sala e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questões do filme a frente da sala de aula
  • Papel do professor frente ao bullying na sala de aula
  • Na frente da sala
  • Aula de Regência
  • A experiência do primeiro contato com a universidade
  • Primeiros contatos em inglês
  • Articulação do docente do ensino superior frente às diferentes gerações presentes em sala de aula
  • Primeiros contatos entre indígenas e europeus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!