refsdwfcsdcsd

12262 palavras 50 páginas
Economia política do moderno sistema mundial: as contribuições de Wallerstein, Braudel e Arrighi

99

Economia política do moderno sistema mundial: as contribuições de Wallerstein, Braudel e Arrighi*
Wagner Leal Arienti**
Felipe Amin Filomeno***

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestre em Economia e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos
Sistemas-Mundo da UFSC

Resumo
O primeiro objetivo do trabalho é modesto, o segundo é ambicioso. O objetivo modesto é apresentar as principais contribuições de Wallerstein, Braudel e Arrighi para a abordagem do moderno sistema mundial. O sistema capitalista mundial como unidade de análise e os conceitos de economia-mundo e sistema interestatal são contribuições de Wallerstein. Fernand Braudel, além da contribuição metodológica da noção de longa duração, enriquece a análise com o esquema tripartido, que permite a articulação diferenciada do capitalismo com a economia de mercado e com as estruturas do cotidiano. O conceito de ciclo sistêmico de acumulação, proposto por Arrighi, permite analisar a história do sistema mundial com diferenças qualitativas ao longo do tempo. Uma tentativa de síntese da abordagem do moderno sistema mundial é apresentada no final do trabalho.
Finalmente, o objetivo ambicioso é estimular análises críticas sobre o capitalismo contemporâneo baseadas nessa abordagem.

* Artigo recebido em dez. 2004 e aceito para publicação em jun. 2006.
** E-mail: warienti@cse.ufsc.br
*** E-mail: aminfilomeno@hotmail.com
Os autores agradecem a todos que participaram do grupo de estudo do Labor e da disciplina Capitalismo e História, da área de concentração Transformações do Capitalismo
Contemporâneo, do Mestrado em Economia da UFSC. A contribuição de todos pode ser percebida ao longo do texto. Os erros e omissões porventura existentes também podem ser percebidos, mas são de responsabilidade dos autores.

Relacionados