Refrigerção e ar condicionado

3785 palavras 16 páginas
CAPÍTULO 11
COMPRESSORES
11.1 Tipos de Compressores Cada componente de um sistema de compressão a vapor – compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador – apresenta um comportamento característico, sendo ao mesmo tempo, influenciado pelas condições impostas pelos outros componentes. Assim, por exemplo, uma variação na temperatura da água de condensação pode afetar a vazão de refrigerante bombeado pelo compressor, o que pode resultar um reajuste da válvula de expansão, acompanhado de uma variação na pressão de evaporação. Primeiro consideraremos os componentes do ciclo de compressão a vapor isoladamente, analisando seu desempenho individual e, posteriormente, a sua interação como um sistema. O primeiro componente a ser abordado é o compressor. O compressor é o coração do sistema de compressão a vapor. Os principais tipos de compressores frigoríficos são: alternativo, parafuso, centrifugo e palhetas. O compressor alternativo consiste de um embolo movendo-se alternadamente no interior de um cilindro, com as válvulas de aspiração e descarga dispostas convenientemente para permitir a compressão. Os tipos restantes usam elementos rotativos, sendo que o de parafuso e o de palhetas são máquinas de deslocamento positivo e o tipo centrifugo opera sob a ação de forças centrifugas. Este capítulo é dividido em quatro partes, cada uma analisando um tipo distinto de compressor.

PARTE I: COMPRESSORES ALTERNATIVOS

O elemento fundamental da industria de refrigeração é o compressor alternativo, fabricado com capacidades de refrigeração que variam desde uma fração até centenas de quilowatts. Nos compressores multicilindros os cilindros podem ser dispostos em V, W, radialmente ou em linha.

Figura 11.1 Um compressor alternativo de amônio com 16 cilindros. (Vilter Manufacturing corporation).
O compressor da Fig. 11.1 tem 16 cilindros com 2 cilindros por cabeçote. Durante o tempo de aspiração do êmbolo, gás refrigerante é aspirado pela válvula de

Relacionados

  • Portfolio 1 Fenomenos De Transporte
    1691 palavras | 7 páginas
  • ciclos termodinâmico
    2305 palavras | 10 páginas
  • Doutor
    22144 palavras | 89 páginas
  • bom trabalho
    22144 palavras | 89 páginas