Refrigeração por Comprensão

Páginas: 22 (5381 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1. Introdução
O termo refrigeração é associativo a processos que retiram calor de um corpo, objetivando reduzir sua temperatura e o transferem para o meio vizinho ou outro corpo qualquer. Essa transferência de calor pode ocorrer de três formas distintas, combinadas ou isoladas, condução, convecção e irradiação.
Seus primórdios datam de milhares de anos, quando nossos ancestrais observaram quea durabilidade dos alimentos era maior e as bebidas mais saborosas, quando armazenadas em temperaturas menores, utilizando para isso gelo e a neve. No século XVI, observou-se que a adição de NaCl(s) na água abaixava seu ponto de congelamento, efeito chamado de crioscopia. No século passado, juntamente com o desenvolvimento da Química, Física, Microbiologia e outras ciências foram encontradasexplicações científicas para a ação do frio na conservação de alimentos. Atualmente a criogenia (a capacidade de retirar calor de um sistema quando submetido à expansão) vem agindo em conjunto com a Medicina, obtendo-se sucesso na remoção de tumores cancerígenos cutâneos pela ação do nitrogênio líquido (N2(l)).
A refrigeração, seja em escala doméstica ou industrial, é de extrema importância,principalmente num país tropical como o Brasil. A Economia enuncia que os recursos naturais são limitados e as necessidades humanas ilimitadas, assim considerando-se um aumento populacional desenfreado, a refrigeração tem a função de preservar cada vez mais os gêneros alimentícios e colaborar na obtenção de uma produtividade maior, combinada com maiores exigências de qualidade e redução de custos.
Osgases refrigerantes usados no início da história da refrigeração eram a amônia, o dióxido de enxofre e o cloreto de metil. A refrigeração era, assim, um processo perigoso: explosivo, inflamável e tóxico. Além do que, necessitavam de pressão elevada para atingir capacidade criogênica necessária à fabricação econômica de gelo. Os compressores frigoríficos era dada a limitação tecnológica da época, eramtidos como máquinas perigosas, sujeitas a explosão.
Somente em 1932 o cientista Thomas Midgely Jr inventou o Refrigerante 12, mais conhecido como Freon 12. O Freon 12 é um cloro-flúor-carbono (CFC) que tem a característica de ser endotérmico quando expande ou quando vaporiza. O Freon não é inflamável, não é explosivo, não é tóxico e não corrói metais, a pressão necessária para que suaspropriedades criogênicas ocorram com transferência apreciável de calor para ser aplicada praticamente, era bem inferior à requerida pelos gases refrigerantes conhecidos até então. Enfim, um “gás ideal”, “maravilhoso”, até descobrirem que o Freon destrói o ozônio da atmosfera, tão importante para barrar o excesso de radiação solar ultra-violeta na superfície da Terra.
Como principais aplicações têm-se aconservação de animais e vegetais, dado que quando interrompidas as funções vitais iniciam-se uma série de reações e transformações químicas dando início ao processo de putrefação e consequente inutilização do produto, assim o efeito refrigerante desacelera o mencionado processo, garantindo maior durabilidade no consumo e estocagem; processos da indústria alimentícia, como fabricação de bebidas(vinhos, cervejas, etc.), industrialização do leite (pasteurização), industrialização e conversação de carnes e frutos do mar, elaboração e conservação de alimentos supergelados, liofilização (desidratação por congelamento e sublimação) do café, suco de frutas, champignons, etc., conservação de produtos agrícolas, como cereais e de frutas e legumes em atmosfera controlada, etc.; conforto térmico, comoem climatização de ambientes de trabalho e lazer; na Medicina, como na conservação de órgãos e tecidos que serão transplantados, preservação de cadáveres (importância em Medicina Forense, objetivando a análise “causa mortis” e mesmo em aplicações acadêmicas comuns, como estudos em Laboratórios de Anatomia); indústria farmacêutica, na elaboração, preservação e controle de propriedades em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Refrigeração
  • Refrigeração
  • Refrigeração
  • Refrigeração
  • Refrigeração
  • Refrigeração
  • Refrigeraçao
  • Refrigeração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!