REFRATARIO PARA CARRO TORPEDO

737 palavras 3 páginas
MATERIAIS REFRATÁRIOS PARA CARRO TORPEDO

1. INTRODUÇÃO

Os materiais refratários consistem em um dos principais grupos de materiais de uso em engenharia devido à sua destacada importância nos seguimentos da indústria que envolve processamentos em altas temperaturas. Podem ser citados vários exemplos como reatores, trocadores de calor e fornos. Dentre as indústrias que mais consomem refratários, se destaca a metalurgia, mais especificamente o ramo da siderurgia. Praticamente todos os processos siderúrgicos envolvem altas temperaturas, tornando necessária a utilização de materiais refratários em vários equipamentos de siderurgia, porém o objetivo do presente trabalho é apresentar os refratários mais utilizados para carros-torpedo. Os carros-torpedo são equipamentos construídos em aço estrutural e revestidos internamente com refratários, tendo como função básica o transporte do ferro gusa do alto-forno para a aciaria. Devem apresentar características específicas, pois além de servir como isolante térmico, os refratários podem reagir com o ferro gusa provocando consequências indesejadas. Daí a importância do uso de um material específico para que não se perca o controle dessa etapa do processo. A figura 1 apresenta um modelo de carro torpedo.

Fig. 1. Modelo de um carro torpedo

Tratamentos comuns que podem ser realizados em carros torpedos são a dessulfuração, a dessilicação e a desfosforação. Assim, esses refratários devem suportar as condições químicas, mecânicas e térmicas envolvidas nesses processos. Além disso, o desgaste desses materiais é um processo economicamente relevante durante o processo siderúrgico.
Serão abordadas algumas peculiaridades sobre os materiais refratários utilizados em carros-torpedos, como matérias primas, diferentes tipos de refratários utilizados, características específicas, defeitos, problemas e tendências.

Fig.2 Foto ilustrativa de um carro torpedo em funcionamento

Relacionados