refra o kreis C pia

1454 palavras 6 páginas
Aula Prática – Índice de Refração e Reação de Kreis em Óleos INTRODUÇÃO

Segundo Tango e Turattil (1992), quase todos os Estados do Brasil possuem potencial edafoclimáticos para implantação da cultura do abacateiro. O abacateiro é uma planta frutífera das mais produtivas por unidade de área cultivada. Grande número de variedades de abacateiros é encontrado nas diversas regiões do território nacional, cujos frutos apresentam composição química muito variável.
O óleo de abacate é constituído de 60 a 84% de ácidos graxos insaturados e se destaca pelo alto teor de ácido oleico, confirmam os autores (SANTOS, 1985).
O óleo de abacate pode ser utilizado para fins alimentícios e é tão competitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E.
O índice de refração é característico para cada tipo de óleo e está relacionado com o grau de insaturação das cadeias, compostos de oxidação e tratamento térmico (Moretto & Fett, 1998). Está relacionado com o grau de saturação das ligações, mas é afetado por outros fatores tais como: teor de ácidos graxos livres, oxidação e tratamento térmico. Este método é aplicável a todos os óleos normais e gorduras líquidas (LUTZ, 1985).
Tem grande utilidade no controle dos processos de hidrogenação, visto que os óleos possuem poderes de refringência diferentes; assim, o índice de refração de um óleo aumenta com o comprimento da cadeia hidrocarbonada e com o grau de insaturação dos ácidos graxos constituintes dos triglicerídeos. Esse índice é muito usado como critério de qualidade e identidade desses óleos (CECCHI, 2003).
Teste de Kreis ou Índice de ranço é um método colorimétrico que se baseia na reação, em meio ácido, do floroglucinol com epoxialdeídos ou os seus acetais. Trata-se de um teste rápido que fornece indicação da ocorrência de oxidação lipídica numa fase precoce do desenvolvimento do ranço (HAMILTON et al., 1983). Caso a amostra indique alteração da coloração no ato da análise, implica dizer que houve

Relacionados