REFORÇAMENT CONTÍNO

416 palavras 2 páginas
REFORÇAMENTO CONTÍNUO
O termo reforçamento contínuo descreve um arranjo no qual a resposta é sempre seguida por um reforçador”, e “o termo reforçamento intermitente é usado para descrever uma situação em que o reforçador segue a resposta de maneira ocasional”. Assim quando o reforço é constante é chamado de “reforçamento contínuo” (WHALEY e MALOTT - 1980, p. 106)
O meio mais rápido de estabelecer um comportamento é reforçar toda ocorrência de resposta. (REESE - 1975, p.42)
“Um vez condicionado, o comportamento é usualmente reforçado intermitentemente”. Assim o comportamento pode ser reforçado intermitentemente através de “esquemas”. Os “esquemas de reforçamento são definidos como “o modo exato pelo qual a ocorrência do reforço é programada como consequência de um determinado número de respostas, ou de um certo tempo entre respostas, o de qualquer outra característica temporal ou quantitativa das respostas”. (WHALEY e MALOTT - 1980, p.106-107)
O termo “reforçamento positivo” é sinônimo de recompensa. (Atkinson et al. 2002)
Uma recompensa não é necessariamente um reforço positivo. Somente os objetos ou eventos que são subseqüentes a um comportamento e que aumentam a sua freqüência podem ser denominados de reforço positivo. (Whaley e Malott -1980)
Skinner sugere também a existência dos reforços negativos, que consistem “na remoção de alguma coisa da situação” (Skinner, 1974, p. 49).
O reforço negativo pode ser entendido como um “estímulo cuja sua retirada fortalece a resposta” (BRAGHIROLLI et al., 2002).
O reforço negativo inclui o uso de acontecimento estimulador que tenha propriedades de aversão, que, se puder, um organismo normalmente procurará evitar. Os autores citam o exemplo de ratos que inicialmente pressionavam a alavanca para receber alimento. Após algum tempo, passaram a raceber choques elétricos em vez de comida; esse processo tenderia a fazer com que os animais omitissem ou

Relacionados