Reformas Protestantes e Alguns Reformistas

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da IgrejaCatólica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais. Junto a isso havia o fato de que o sistema feudalista estava agora dando lugar às Monarquias nacionais que começam a despertar napopulação o sentimento de pertencimento e colocam a Nação e o rei acima dos poderes da Igreja.


O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica.Afixaram na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. Martinho Lutero foi convocado as desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocada peloimperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não só defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.


Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no anode 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa ideia calvinista atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viramnesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. 

Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII fundao anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.




No século XVI, a Igreja Católica estava passando por uma forte crise.Neste contexto, ganhou força o protestantismo e as novas religiões surgidas na Europa como, por exemplo, o calvinismo e o luteranismo. Para tentar barrar o avanço do protestantismo, após a ReformaProtestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563. Vários assuntos foram discutidos e várias ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma protestante
  • Reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • Reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • Reforma Protestante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!